Quais as vantagens das redes sociais para empresas?

mulher dando de ombros não sabe como fazer redes sociais para empresas

Quais são as redes sociais para empresas em que sua marca está presente? Esperamos que pelo menos Facebook e Instagram estejam na sua lista. O marketing tem evoluído muito nos últimos anos e o foco em redes como essas só aumenta. Seu público certamente é ativo em pelo menos uma delas e você talvez esteja deixando passar uma oportunidade excelente de fazer negócios. 

Entenda por que utilizar a gestão de redes sociais para empresas e como escolher a melhor para seu negócio nesse artigo. 

Redes sociais para empresas são o futuro

Quando fazemos planejamento de marketing de qualquer negócio temos alguns objetivos, como: 

  1. Aumentar a consciência de marca; 
  2. Garantir bom alcance entre seu público-alvo; 
  3. Gerar vendas através dos diversos canais de comunicação. 

Cada vez mais a gestão de redes sociais têm contribuído para garantir que esses objetivos sejam alcançados. Elas são amplamente utilizadas nos mais variados setores da sociedade. Desde millenials até idosos, todos estão envolvidos nelas de alguma forma. Além disso, as redes estão influenciando no processo de compra e decisão com cada vez mais força. 

Quer mais uma informação animadora a respeito do uso no marketing digital de redes sociais para empresas? Pesquisas mostram que as pessoas seguem mais marcas nas redes do que celebridades! O público deseja estar conectado a suas empresas preferidas online. Aproveitar isso e criar uma boa estratégia de marketing digital é o papel de qualquer divulgação eficiente. O que você está esperando para marcar presença nas redes e conquistar seu público-alvo?

Quais redes sociais para empresas são mais relevantes atualmente

É claro que não é fácil saber onde investir exatamente com tantas mídias sociais por aí. Novidades surgem diariamente, seja na forma de aplicativos, sites ou comunidades onde seu público-alvo pode estar envolvido. 

Você tem duas opções. A primeira é ficar antenado a cada novidade e sempre criar um perfil de marca assim que ela surge. Algo pouco prático considerando que as novas criações são quase diárias e muitas delas são voltadas a nichos bem específicos. A segunda é verificar abaixo quais são as redes mais relevantes para o público em geral hoje em dia. 

Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce no mercado, mesmo com o surgimento de novidades, como o Tiktok. Com mais de 1 bilhão de usuários ativos a rede cria a possibilidade de alcançar uma variedade muito grande de pessoas. 

Seus usuários são jovens, com predominância das faixas etárias de 18 a 44 anos. Jovens adultos são os mais presentes, aqueles entre 25 e 34. Mas isso não significa que os mais velhos ou muito novos estejam excluídos! Cerca de 7% está entre 13 e 17 anos e mais de 10% acima dos 44 anos. Certamente seu público está online nesse aplicativo que não para de crescer. 

Facebook

Em número de usuários o Facebook ultrapassa qualquer um. Ele possui 2,7 bilhões de pessoas ativas mensalmente. No entanto, seu crescimento tem mostrado sinais de estagnação quando comparado com redes mais novas, como o Instagram. 

De qualquer forma é recomendado que empresas mantenham uma página ativa na ferramenta. Além de possibilitar engajar e alcançar uma grande quantidade de pessoas, o Facebook possui algumas das possibilidades de anúncios mais completas do mercado. Ele também possui excelentes formas de engajar com a comunidade, seja através do uso de grupos ou de seu marketplace. Além disso, para ter e gerenciar um perfil de comercial de Instagram é preciso ligá-lo a uma página comercial do Facebook.

mulher usando celular para acompanhar as redes sociais para empresas

Youtube

Talvez você não considere o Youtube uma rede social, mas seus mais de 2 bilhões de usuários ativos mensais certamente o usam dessa forma. O conteúdo em vídeo está ganhando cada vez mais espaço na internet e podemos culpar o Youtube por isso. 

A ferramenta democratizou a publicação de vídeos e criou novas personalidades no mundo online, os Youtubers. Certamente nem todas as marcas precisam de um canal no Youtube. Mas quem gosta de passar conteúdo informativo de qualidade precisa considerá-lo com cuidado. 

Twitter

Um aviso para quem já está criando o seu Twitter profissional: a rede social não é tão influente no Brasil como ocorre nos EUA. No entanto, ela está crescendo por aqui e possui uma comunidade muito ativa e engajada. 

Ao contrário do que ocorre com todos os outros meios de comunicação nessa lista, o Twitter foca em textos curtos, não em imagens ou vídeos. Por isso, empresas que desejam investir em marketing nesse canal precisam ser cuidadosas. Adotar uma linguagem própria e manter comunicação aberta com os usuários tem sido chave para o sucesso na rede. 

Tiktok

O Tiktok estourou durante o período de isolamento social, com alguns até falando que substituiria o Instagram. No entanto, seu público ainda não é tão grande, apesar de crescer rápido. Muito presente nas faixas etárias mais novas e tecnologicamente engajadas, a rede é ótima para quem procura adotar uma abordagem inovadora, cômica e dinâmica para o marketing. 

Como escolher as redes sociais para empresas mais adequadas

Não adianta ter trinta redes sociais diferentes, sua empresa precisa entender onde estão seus consumidores e como eles preferem interagir com sua marca. A dica é manter-se presente nas redes mais “populares”, como Instagram e Facebook. 

Conforme você começa a entrar em contato com seu público conseguirá compreender em quais outros canais ele está presente. Twitter e Tiktok, por exemplo, talvez sejam redes sociais importantes. Mas você só descobrirá isso com experiências. 

Tentar manter-se presente em todas as redes aumentará os custos de seu marketing e talvez até o torne menos eficiente. Ser assertivo e direcionado ajuda a melhorar a força de sua marca. 

Por que trabalhar com redes sociais para empresas

As mídias sociais são uma das ferramentas mais poderosas de marketing digital que você poderia adotar. Confira suas principais vantagens: 

  1. Geram maior força, alcance e presença para a marca; 
  2. Melhoram a comunicação entre empresa e consumidores, servindo como um tipo de SAC e central de informações; 
  3. Permitem a humanização da marca; 
  4. Geram mais compras direcionadas através de estratégias de anúncios; 
  5. Ajudam a gerar reputação positiva através de uma comunicação adequada; 
  6. Auxiliam na pesquisa de mercado, fornecendo dados detalhados sobre seu público e consumo. 

Está pronto para conquistar o mercado e fortalecer sua empresa? Então chegou a hora de investir em redes sociais. Pesquise a mais relevantes para seu nicho de mercado, contrate uma agência de publicidade ou de marketing digital especializada e comece a trabalhar sua comunicação nelas. 

Vale a pena lembrar que cada rede possui aspectos únicos. Por isso, o recomendado é não reproduzir um mesmo post para todas elas. Avalie como melhor aproveitar o conteúdo para gerar mais engajamento e aumentar as chances de compra do consumidor. 

About the Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *