Afinal, ter muitos seguidores nas mídias sociais importa?

mulher clicando em botão de follow nas mídias sociais

Alguns criadores de conteúdo e empresas ficam simplesmente desesperados quando percebem que têm poucos seguidores. Eles querem resultados rápidos e começam a procurar uma forma de aumentar esse número nas mídias sociais. Vemos diariamente pessoas tentando desesperadamente conseguir um aumento colocando em risco até o próprio perfil. 

Tem tido um problema similar no seu perfil? Nesse caso queremos levantar uma questão: será que a quantidade de seguidores realmente importa? 

Continue lendo para saber a resposta e conferir quais métricas avaliar nas redes sociais além de número de seguidores. 

Número de seguidores nas mídias sociais não passa a informação completa

Influenciadores, empresas e cada um de nós fazemos parte dos “culpados” pela glamourização pela métrica de seguidores. Quando comentamos que uma celebridade está fazendo sucesso dizemos algo como: “Ela tem mais de 1 milhão de followers nas redes sociais!”. 

Mas será que isso significa que está vendendo ou conquistando patrocínios o suficiente para manter sua carreira? Nunca saberemos. O mesmo vale para todos os tipos de negócios. Da próxima vez que resolver olhar a conta de um concorrente lembre-se: talvez ele tenha 10 vezes seu número de seguidores, mas isso não significa 10 vezes o número de vendas. 

A realidade é que contar quem segue uma conta nas redes não mostra toda a história e, principalmente, não mostra os resultados. Isso é o que chamamos de uma métrica de vaidade, só deixa o criador de conteúdo feliz, mas não gera aumento de lucro. 

Algumas vezes esses números são até negativos! Existem empresas que ganham seguidores sem parar porque estão constantemente envolvidas em problemas e usuários acham engraçado acompanhar os comentários. 

Influência vs. audiência nas mídias sociais

Para simplificar o debate precisamos entender dois resultados do trabalho de redes sociais: influência e audiência. O segundo, a audiência, pode ser facilmente estimado quando vemos a quantidade de pessoas que seguem algo ou o alcance de publicações. É o número de pessoas que veem suas publicações, mas isso não significa muito. 

Mesmo que 100.000 pessoas sigam um perfil ou vejam uma publicação nada garante que sejam de fato o público-alvo. Uma prática comum por quem quer um perfil “influente” é comprar contas que já possuem certa quantidade de público. 

Além de ser contra as políticas da comunidade do Instagram e Facebook, essa prática só gera problemas. Afinal de contas, quem segue um perfil não vai gostar quando descobrir que foi enganado e começar a receber conteúdo de outra pessoa.

menina com celular cercada de emojis de mídias sociais

Isso significa que o tamanho da audiência não gera resultado por si. Ela precisa de influência, ou seja, uma conexão com o público capaz de influenciar sua decisão de compra. 

Pense em um negócio local, como um restaurante, que tenha 1.000 seguidores. Não é muito, mas se 20% forem consumidores leais já é o suficiente para garantir um fim de semana mais movimentado. Caso esses consumidores curtam e compartilharem as publicações frequentemente, seu poder de influência só tende a aumentar. 

O restaurante do exemplo terá mais resultado que um concorrente que tenha uma conta com 10.000 seguidores, se nenhum deles for seu público ou seu consumidor. 

Por que o número de seguidores nas mídias sociais não importa

Ok, fomos um pouco dramáticos neste subtítulo, número de seguidores importa, mas não tanto quanto muitas pessoas fazem parecer. Se você gasta horas da sua semana pesquisando como crescer seu Instagram ou outra rede social rápido, está na hora de repensar prioridades. 

Ter milhares de seguidores só é importante se eles forem seu público e estiverem suscetíveis a suas ações de marketing digital. Influenciadores, por exemplo, frequentemente cometem o erro de lutar para ter muita gente no perfil, mas pouca gente realmente engajada. 

Isso significa que quando eles fizerem um publipost ou divulgarem um produto a conversão será baixa. O que realmente importa em uma estratégia de propaganda e marketing é o valor que cada pessoa que segue uma conta dá a esta. 

Quais métricas observar nas mídias sociais? 

Se o número de seguidores não é a métrica perfeita para ver o resultado das redes sociais, qual é? Existem números que mostram melhor o resultado de sua estratégia e separamos os quatro principais abaixo. Confira!

1. Engajamento

Quando alguém gosta de sua marca e tem a intenção de comprar é comum que interaja de alguma forma. Pode ser através de comentários, uma curtida ou até enviando um post por direct para um amigo. É isso que chamamos de métricas de engajamento. 

Explicando de maneira simplificada, engajamento significa o envolvimento de sua comunidade com o conteúdo postado. Existe uma série de números, como curtidas, comentários e compartilhamentos que influenciam em seus resultados. 

Quanto mais engajada for a audiência, melhor está seu perfil e maiores serão seus resultados. Alguns números que ajudam a definir essa métrica incluem: 

  • Comentários, curtidas e compartilhamentos; 
  • Taxa de engajamento (número de pessoas que engajaram dividida pelas impressões);
  • Menções orgânicas. 

Recomendamos observar sempre mais de um número nas taxas de engajamento. É muito difícil ter uma visão global da conta sem avaliar diversas métricas. 

2. Alcance e impressões

Antes de começar a falar da importância dessas métricas, vale a pena esclarecer uma confusão comum: alcance e impressões não são a mesma coisa. Confira o significado de cada um dos termos: 

  • Impressões: número de vezes que um conteúdo foi visto (uma só pessoa pode chegar a ver algo várias vezes); 
  • Alcance: número estimado de usuários únicos que viram a publicação. 

Esses números são interessantes, mas sempre precisam ser comparados com o engajamento. Uma publicação com número alto de impressões, mas pouco engajamento não foi interessante o suficiente. Já quando conseguimos ir bem em ambos os fatores, estamos lidando com um post viral, o sonho de qualquer criador de conteúdo. 

3. Cliques

Cada rede social possui seu lugar específico para cliques. No Facebook pode ser o botão do site ou contato, no Instagram é a URL na bio ou a função de “arrasta para cima” dos stories. Ficar atento a eles ajuda a identificar as chances de conversão de seu público. 

Digamos que você está divulgando um produto que pode ser visto no seu site. Mesmo que as pessoas comentem e curtam muito a publicação, você só saberá se existe interesse na compra se clicarem no link do site. Percebeu como existem métricas nas mídias sociais que indicam muito mais que somente o número de seguidores?

About the Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *