Marketing digital: conheça as principais estratégias para divulgar negócios na internet

homem de perfil usando laptop para fazer estratégia de marketing digital

Por acaso você já fez um post nas redes sociais ou anunciou algum produto online? Para quem vive no século XXI, especialmente nos últimos anos, está ficando cada vez mais difícil responder “não” a essa pergunta. A internet já é parte da rotina e da vida de boa parte da população, 134 milhões de brasileiros para sermos mais exatos. Isso significa que o marketing digital provavelmente está presente na sua vida sem você perceber!

Usamos esse termo para resumir todas as ações realizadas dentro da internet. Isso pode incluir anúncios digitais, gerenciamento de redes sociais, marketing SEO, entre muitos outros. Quando ouvimos falar sobre o tema pela primeira vez, imaginamos algo próximo da publicidade tradicional, mas ele é muito mais amplo. 

Não só a quantidade de canais de marketing é imensa, mas também suas abordagens e tipos de estratégia. Quem deseja divulgar seu negócio certamente encontrará uma opção viável dentro do universo digital. Basta procurar com cuidado e ouvir especialistas no assunto. 

Falando em especialistas, trouxemos algumas dicas para quem deseja implementar uma estratégia digital no marketing. Quer entender como o online funciona, passos para implementar e as principais estratégias? Continue lendo. 

Como implementar o marketing digital no seu negócio?

Apesar de usar meios de comunicação drasticamente diferentes do tradicional, o marketing digital aplica os mesmos conceitos da publicidade que já conhecemos. Basicamente um plano de online precisa: 

  1. Identificar mercados ou públicos-alvo; 
  2. Entender suas necessidades e dores; 
  3. Entregar aquilo que o público deseja; 
  4. Gerar lucro para quem faz o marketing, ao mesmo tempo que gera valor para o consumidor. 

São 4 passos simples que qualquer um consegue alcançar, não é? Errado. Isso exige muita pesquisa, conhecimento teórico e prático e, acima de tudo, testes. O profissional de marketing deve entender como seu público se relaciona com conteúdos e anúncios para obter os melhores resultados. 

Para começar sua nova estratégia de marketing é preciso entender muito bem as mídias digitais e seu público. Além disso, a organização deve definir em quais canais quer estar presente. No entanto, isso só é possível após uma avaliação cuidadosa do comportamento do consumidor para atingi-lo onde existem maiores chances dele efetuar uma compra. 

Nossa recomendação para começar a trabalhar com o digital é estudar e testar muito. Através da experiência prática é possível conseguir melhores resultados, além de criar inovações e novas formas de vender com eficiência. 

Aplique os 4Ps na sua gestão de marketing digital

Na publicidade tradicional ouve-se falar bastante sobre os 4Ps. Basicamente, esse conceito determina como segmentar o mercado para conseguir melhores resultados, seja de vendas, visibilidade ou crescimento de marca. 

Essa é a melhor forma de comunicar-se corretamente com o público e vender aquilo que melhor sana suas necessidades. Confira como aplicar esse conceito no marketing digital para segmentar seus esforços de divulgação. 

Produto

O nome desse P do marketing é bastante autoexplicativo. O produto é aquilo que seu público-alvo deseja e que você pode oferecer. Para conseguir esse item seu consumidor precisará, obviamente, fazer uma compra. Esse é seu objetivo com o marketing, gerar mais vendas. 

O produto é algo que seu negócio produz ou disponibiliza para o consumidor. Não precisa necessariamente ser algo físico. Hoje em dia o mercado de informações e serviços está mais aquecido do que nunca. Muitas vezes o produto é uma mão de obra especializada que seu cliente gostaria de contratar. 

No entanto, no marketing digital compreendemos que nem sempre nosso público sabe que precisa de algo. Por isso, precisamos identificar as dores que podem ser sanadas com o produto para conseguir gerar necessidade através do marketing de conteúdo. 

Preço

Determinar preços é algo bastante delicado. Por um lado, precisamos cobrir os custos de produção ou de realização de um serviço, assim como os custos gerais da empresa. Por outro, é importante ficar atento às tendências do mercado que ditam valores médios para cada item. 

Recomendamos utilizar um misto dessas estratégias: determinar custos e um preço que os cubra sem sair da média de mercado. Contudo, ainda existe mais um detalhe a ser observado, especialmente se tratando de digital: o valor atribuído ao produto pelo consumidor. 

Caso o cliente lhe enxergue como uma marca de valor estará disposto a pagar muito mais por seu produto. Para conseguir uma prova basta ver como a Apple conquista seus consumidores mesmo com produtos acima da média de preço do mercado. 

Praça

Como o consumidor entrará em contato com seu produto e, principalmente, como ocorre essa conversão? Isso é o que chamamos de praça no marketing digital )em inglês, “place”, “lugar”). É importante saber que seu negócio trabalhará com suas praças distintas: a online e offline. 

O digital pode e deve levar clientes e possíveis consumidores para sua loja. Mas ela também receberá tráfego de outras fontes, como pessoas que se interessaram pela fachada, viram um outdoor ou até receberam indicações. 

Ao avaliar a praça durante seu planejamento estratégico você escolherá em quais meios de comunicação deve estar presente. Pode ser através de um site, conta no Google Meu Negócio, redes sociais, canal no Youtube, entre outros. O que importa é alcançar seu cliente ideal onde ele teria mais chance de ser encontrado. 

Promoção

Calma, não estamos falando em qual porcentagem de desconto você precisa dar para que seu produto se torne atraente. Na verdade, promoção é um termo relacionado a toda a comunicação do negócio. Enquanto a praça é o ponto de venda (seja ele on ou offline), a promoção mostra como o consumidor chega até ele. 

Muitas vezes somente montar uma loja no Instagram e confiar em indicações é o suficiente para vender um pouco. Mas confiar somente nesse tráfego extremamente “orgânico” significa que você não possui estratégia de marketing. 

Ao chegar na etapa de promoção do seu planejamento de marketing pense em como se relacionar com o cliente. Considere todas as etapas de um ciclo de compra e como sua marca se comunicará com pessoas em cada uma delas online. 

Isso inclui marketing de conteúdo e também anúncios pagos no Google, Facebook, LinkedIn, Instagram, entre outros.

mulher tomando café encostada em mesa de escritório conferindo no celular como vai seu marketing digital

Principais estratégias de marketing digital para seu negócio

Agora que você já preparou seu planejamento de internet chegou a hora de colocá-lo na prática. Existem inúmeras estratégias, como você perceberá com uma breve busca no Google. Selecionamos as mais utilizadas e com maior potencial de trazer novos consumidores, seja para negócios locais ou não. Confira!

1. Otimização SEO

A melhor forma de ser encontrado na internet não é apenas pagando anúncios. O Google possui centenas de pré-requisitos para garantir que um site é um bom resultado para qualquer busca. Atender a eles e ficar entre os primeiros resultados é a melhor forma de gerar cliques e trazer novos visitantes ao site. 

As técnicas usadas para conseguir isso são chamadas de SEO (search engine optimization). Elas fazem com que as ferramentas de busca entendam que seu site é confiável e o conteúdo é de qualidade. Assim, ele ficará com uma melhor posição nos resultados e atrairá muito mais clientes. 

Podemos considerar o SEO como uma das bases do marketing digital. Sem ele você perde uma de suas maiores fontes de tráfego online. 

2. Marketing de conteúdo

Não se engane: seu site e redes sociais não são uma vitrine virtual para que o cliente escolha um produto ou serviço. Eles são formas de construir relacionamentos duradouros que, além de vender, fidelizam o possível consumidor. Para isso, é necessário aplicar o marketing de conteúdo. 

Essa estratégia trabalha com um princípio bastante conhecido na psicologia e antropologia: a reciprocidade. Quando alguém dá a você um presente você se sente instintivamente tentado a retribuir. Isso é parte dos instintos que nos permitiram viver em sociedade por tantos milênios. 

Para obter a tão sonhada reciprocidade com seu consumidor virtual basta oferecer conteúdo que gere valor para sua vida. Lembra que mencionamos que é importante estudar muito seu público? Seus dados ajudam a determinar quais são suas principais dores e como resolvê-las. 

É exatamente isso que o negócio precisa fornecer. Sejam tutoriais, dicas ou até artigos explicativos, tudo serve para aproximar um possível cliente da marca. Depois que o relacionamento estiver formado ele certamente terá vontade de retribuir o valor gerado ao consumir seu produto. 

3. Marketing para redes sociais

As chances são que até sua avó de 80 anos já esteja sendo introduzida no mundo das redes sociais. É inevitável estar nelas, mesmo que algumas pessoas não gostem muito da ideia. Elas servem para criar relacionamentos pessoais, amorosos, profissionais e até comprar! Então por que não aproveitá-las para seu negócio?

Percebendo a tendência de ter empresas nessas redes, muitas delas já possuem recursos específicos para negócios. O Facebook, Instagram e LinkedIn, por exemplo, oferecem contas profissionais ou páginas. Com o conteúdo certo e as ferramentas de interação e anúncios é possível atingir uma quantidade impressionante de pessoas. 

O melhor de tudo é que as redes funcionam tanto no orgânico quanto no pago. Você pode investir muito em conteúdo de valor para o orgânico enquanto veicula anúncios e ofertas para quem engajou no tráfego pago. 

4. Marketing digital e SEO local

Seu negócio possui um ponto de venda físico? Existem ferramentas e estratégias de marketing digital que ajudam a levar consumidores para a loja. Uma das mais conhecidas é o Google Meu Negócio que, junto com o SEO local, faz com que seu site apareça nos primeiros lugares das pesquisas locais. 

Algumas das melhores práticas para manter-se bem posicionado na sua região incluem: 

  • Mantenha seus dados de contato e endereço atualizados no site e no Google; 
  • Estimule seus consumidores atuais a fazerem avaliações online; 
  • Incentive clientes a postarem fotos e vídeos do seu ambiente no Google; 
  • Trabalhe com palavras-chave locais para seu SEO. 

Lembrando que ficar à frente da concorrência nos resultados pode trazer uma grande diferença nas visitas à loja. 

5. Email marketing

Apesar de ser um antigo conhecido do marketing digital, o e-mail não perdeu sua relevância. Ele é uma opção de aproveitar sua lista de contatos e ainda conseguir algumas vendas a mais. Para isso, o especialista em marketing deve evitar spam ou envio excessivo de e-mails, algo que mais irrita do que converte. 

Existem diversas estratégias e funis que podemos usar para trabalhar com o e-mail. A ideia é criar um caminho que fortaleça a relação entre marca e consumidor para só ao final oferecer uma oferta. E aí, pronto para começar a aplicar todas essas ferramentas na prática?

About the Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *