Temos certeza que você já recebeu um folder. Eles já foram muito mais populares que hoje em dia, mas permanecem presentes em todo tipo de apresentação comercial, propaganda e divulgação. Eles estão presentes no mercado há décadas e não devem sumir tão cedo.
O trabalho de propaganda e marketing que utiliza esses impressos segue uma estratégia bastante simples. A ideia é ajudar o consumidor a lembrar-se da empresa através do material. Ou seja, além de ouvir falar sobre um empreendimento imobiliário em uma feira, o possível cliente também pode levar esse material com os detalhes para casa.
Algumas empresas trabalham de forma um pouco diferente. Ao invés de entregar o impresso diretamente para o cliente o enviam ao seu endereço via mala direta. Outras os utilizam como parte da apresentação comercial em negociações B2B. Não importa o objetivo: sempre existe espaço para material de suporte impresso.
Marketing com folder e panfleto ainda funciona?
Sim, folder e panfleto são estratégias de marketing digital que continuam trazendo maior proximidade entre cliente e empresa e ainda tem a vantagem de serem físicos. Não dependem de internet, redes sociais ou ferramentas de busca para serem publicados.
Boa parte dos consumidores continua vendo com atenção seu correio e abrindo boa parte das correspondências. Quem trabalha com folder por mala direta consegue excelentes resultados, indicam pesquisas. De acordo com levantamento da DMA Statistics, 57% das pessoas que recebem esse tipo de correspondência as abrem e leem.
Outra grande vantagem de materiais impressos, como folder e panfleto, é seu grande potencial de alcance. Por ser offline, ele permite melhor acessibilidade para pessoas mais velhas ou até muito novas que não teriam tanto contato com anúncios.
É importante que a empresa saiba qual a forma ideal de fazer panfletagem para atrair clientes. A distribuição de panfletos pelas ruas é uma das formas mais tradicionais que há no mercado e essa prática não saiu de cena. Mesmo com muitos anos de existência e com novas alternativas eficientes, como é o caso das redes sociais e outros meios da internet, a prática de entregar panfletos tem ainda o seu lugar numa estratégia de marketing.
A entrega de panfletos não é um dos meios mais econômicos para se fazer uma boa propaganda, pois demanda muitos gastos desde a produção dos panfletos até a contratação de uma equipe para fazer a distribuição. No entanto, esse meio de propagação pode ser uma arma interessante quando o objetivo é alcançar diretamente o público de uma localidade específica.
O que é e como se usa o panfleto?
Também conhecido como flyer, o panfleto é uma propaganda mais simples impressa em grandes quantidades. O panfleto é uma folha única que pode ser impressa no tamanho desejado pelo comprador, geralmente um formato A5 ou A4. Sua intenção é passar informações de forma rápida, eficiente e massiva.
Geralmente escolhemos o panfleto quando precisamos divulgar lançamentos e promoções para um grande número de pessoas. Observe boa parte dos mercados que você perceberá que é exatamente essa a estratégia deles. Eles utilizam panfletos com as principais promoções do dia para atrair clientes e gerar interesse em seus outros produtos.
Além disso, eles são rápidos e fáceis de produzir. Graças à simplicidade qualquer gráfica rápida consegue imprimir grandes tiragens do material. O mesmo não ocorre com o folder, que muitas vezes exige um corte diferenciado.
Ideias para marketing com panfleto
É importante saber que o panfleto é um material de consumo rápido. Enquanto isso, o folder possui um material mais sofisticado e produção gráfica que convence o consumidor a “levá-lo para casa” e ler mais tarde. Quem deseja aplicar panfletos com eficiência no marketing precisa elaborar peças que sejam rápidas e fáceis de consumir.
Confira algumas ideias de campanhas usando essa importante ferramenta de marketing:
- Voucher de desconto: é um clássico para a divulgação com panfletos. Crie um voucher promocional e distribua os folhetos em locais parceiros ou até mesmo em casas. Não esqueça de colocar um endereço onde o consumidor pode comprar com esse desconto;
- Divulgação de telefone e outros meios de contato: seus clientes costumam ir na loja perguntar sobre as novidades? Se eles tivessem seu telefone seria muito mais rápido e simples comprar. Crie um panfleto com essa informação e coloque um em cada sacola de compras;
- Novidades da semana: negócios com alta rotatividade de produtos podem aproveitar os panfletos para divulgar o que acabou de chegar e manter o interesse do cliente.
Aproveite essas ideias em sua loja para trazer mais vendas.
Foque na produção de panfletos voltados para a venda
Caso você ainda não saiba como fazer panfletagem de forma eficiente e correta, anote aí: primeiramente você precisa saber que o panfleto é uma estratégia de guerrilha. Por isso ela deve ser sua principal arma para conseguir convencer as pessoas do quanto vale a pena comprar seus produtos ou ir conhecer a sua empresa.
Você precisa fazer um material que seja capaz de levar as pessoas a utilizá-lo para obter o produto ou serviço que está sendo anunciado. Uma situação que costuma ser recorrente com entregadores de panfletos ocorre quando a pessoa que o recebe lê brevemente e simplesmente o joga no lixo logo à frente. É preciso que essa realidade seja mudada e que a panfletagem seja benéfica para sua empresa.
Busque o local ideal para a distribuição
Dentre os erros mais comuns de pessoas que fazem panfletagem, seja com folder ou panfleto, esse lidera: ficar em frente a sua própria empresa para distribuir seus materiais de divulgação. Essa técnica não apresenta resultado algum, gerando apenas mais gastos para você. As pessoas que passam por ali com certeza já viram a sua empresa lá, talvez até já conheçam um pouco mais e isso foge totalmente do objetivo da panfletagem, que é trazer pessoas que são de outros locais para conhecer e comprar os seus produtos ou serviços.
Anota essa dica: procure um local que seja mais afastado de sua empresa, podendo ser até mesmo em outro bairro ou cidade, para começar o seu trabalho de panfletagem.
Mire o seu foco em ruas e locais de muito movimento, praças ou até mesmo locais em que as pessoas têm o costume de frequentar para comprar produtos (isso pode aumentar ainda mais a sua taxa de conversão em futuras vendas).
Os eventos regionais, por exemplo, são grandes oportunidades para que você tenha uma distribuição de panfletos eficiente, já que você poderá usufruir de uma grande quantidade de pessoas agrupadas em uma mesma área e isso facilita muito o seu trabalho na hora de fazer panfletagem.
Pratique a interação com as pessoas durante a panfletagem de seu folder ou panfleto
Para que a panfletagem de seu folder ou panfleto seja feita de modo a beneficiar e surtir o efeito positivo para a sua empresa, deve-se buscar tirar o máximo de proveito do momento e buscar a interação com as pessoas que estão passando pelo local.
É importante a recomendação para que as pessoas irem até a empresa, perguntar a elas quais são as necessidades delas em relação àquela área e tentar ao máximo passar confiança às pessoas durante a entrega dos panfletos.
É claro que durante o seu trabalho de panfletagem o tempo fica curto para que haja uma conversa com as pessoas, portanto é importante dar ao menos um “bom dia”, “boa tarde” ou algum outro tipo de saudação à pessoa antes que seja entregue o panfleto.
Busque uma empresa para distribuir seu folder ou panfleto
Para as pessoas que precisam fazer a panfletagem de folder ou panfletos e ir às ruas para que seja feito o trabalho, porém não tem tempo disponível, há a alternativa de recorrer a opção de contratar empresas especializadas na distribuição de panfletos.
Essas empresas estão no mercado com o propósito de prestação de serviços para todas as pessoas ou empresas que desejem começar a investir nesse modo de publicidade porém não possuem uma equipe que seja capacitada e apropriada para isso.
Talvez ainda não haja uma empresa especializada para a panfletagem em sua cidade, mas elas estão avançando em nível satisfatório, surgindo em várias regiões e contando com pessoas preparadas para a distribuição de panfletos nas ruas com o foco no que a empresa contratante necessita e deseja alcançar.
Essa pode ser, então, a opção para que você invista na panfletagem sem a necessidade de ir às ruas, podendo focar esse tempo em sua empresa. Contrate os serviços de uma empresa especializada em panfletagem e analise os resultados que você poderá alcançar com a sua campanha através de panfletos.
Qual o tipo de papel a ser usado na impressão de panfletos?
Quando o assunto é a qualidade final de um material gráfico, nem sempre todos os detalhes são lembrados para serem levados em conta. Por mais que pareçam pequenos, esses detalhes são capazes de influenciar diretamente no resultado final. Um deles é a escolha do papel ideal para que você tenha o resultado que busca.
Cada tipo de papel usado para a panfletagem possui as suas características próprias de textura, composição e aspectos que devem e podem ser usados em busca da otimização da produção de seu material impresso. Agora você irá conhecer quais os tipos de papel e as suas principais indicações para realizar suas impressões gráficas.
- Papel jornal. Esse tipo de papel pode ser encontrado em rolos para prensas rotativas ou em folhas lisas para serem usadas em prensas planas para a impressão comum. A sua base é a pasta mecânica de alto rendimento, com altura e opacidade adequadas. A superfície do papel jornal é variável, podendo apresentar algumas características que se diferem. Algumas superfícies costumam ser mais ásperas, outras já são mais lisas e até mesmo acetinadas. Esse tipo de papel costuma ser bastante usado para tiragens de jornais, revistas, livros, materiais promocionais, folhetos, talões e blocos em geral.
- Papel Offset. Esse tipo de papel é utilizado para as impressões offset, na produção de livros, jornais, panfletos, selos e outros trabalhos de impressão que façam parte desse mesmo estilo. O papel offset é indicado para papel timbrado e bloco de notas por conta da necessidade da escrita ou de anotações no material. Sua característica forte é a alta durabilidade e a sua resistência à umidade: por ser produzido para ser impresso em larga escala e com custo baixo, o papel offset possui um acabamento liso que remete ao papel sulfite, porém com qualidade superior. Alguns fabricantes costumam fazer um produto com maior qualidade e geralmente mais branco, dando a ele um nome comercial em específico.
- Papel Couchê. O nome desse papel vem do francês e o seu significado é “camada”, a característica que dá um brilho a mais ao papel. A finalidade desse revestimento é deixar a superfície do papel ainda mais lisa e uniforme, podendo ser aplicada em uma face ou em ambas as faces do papel. Você pode escolher o papel couchê brilho ou o fosco.
- Papel Couchê Brilho. A versão do papel couchê com brilho apresenta um revestimento com alta lisura e brilho, sendo capaz de refletir mais luz. Por esse motivo o papel couchê não é indicado para materiais de leitura mais densa, mas sim para dar o destaque necessário a imagens e cores. Sua indicação costuma ser para capa e miolos de catálogos, folders, panfletos, sacolas e cartões de visita.
- Papel Couché Fosco. A versão fosca do papel couchê é capaz de absorver mais luz, permitindo que a cor fique mais pura e que o material tenha um ar de sofisticação. Esse detalhe é indicado para a produção de panfletos, cartazes e cartões.
- Papel Reciclato: O papel reciclato é o papel sulfite ou offset que passou pelo procedimento de reciclagem. Há também a produção de papéis que pareçam ser de reciclagem mas que não passaram pelo procedimento. Esse papel é indicado para a impressão de bloco de notas, papel timbrado, impressões finas em livros de arte, obras de arte, efeitos de porcelana, impressão em jato seco e outros trabalhos. O papel Reciclato é perfeito para quem busca transmitir o conceito de sustentabilidade para o seu material impresso. A desvantagem do papel reciclato é o seu custo mais elevado em relação aos demais por conta do processo de produção ser relativamente novo e também por fazer parte da categoria de papéis especiais.
- Papel kraft: Esse é o nome genérico dado a alguns papéis que são produzidos com celulose não branqueada. A cor natural do Kraft é parda, podendo apresentar variantes nas cores castanho, laranja e amarelo. Pode ser encontrado também nas cores azul, alisado ou monolúcido. O papel kraft costuma ser bastante utilizado em embalagens de produtos como o açúcar, além de sacolas e sacos. Pode apresentar variações, como kraft Branco ou kraft em multifolhas.
- Papel revista. Esse tipo de papel apresenta uma alta resistência capaz de permitir uma rápida impressão, característica que é exigida pela indústria gráfica para a produção em grande escala. Mas a qualidade de impressão não é o seu ponto forte, pois pode apresentar brilho e a facilidade de amarelamento do papel. Esse tipo de papel é bastante utilizado na produção gráfica de revistas ou outros tipos de publicações de vida curta.
- Papel fotográfico. O papel fotográfico é feito com base couchê, porém com um revestimento a mais feito de polietileno. Esse papel apresenta características que permitem a impressão de fotografias e imagens com excelente qualidade. Ele é bastante durável e resistente, estando disponível nas opções fosca ou brilhante.
Com essas informações você já conhece os principais papéis que são utilizados na impressão gráfica, podendo escolher qual o tipo que melhor se encaixa no produto que você deseja criar.
É importante que seja levada em consideração a tiragem do material, já que quanto maior for o número de impressões, maior será o custo relativo do papel. Ao fazer pequenas tiragens, por exemplo, a diferença de preço pode compensar o uso de um papel mais caro se a empresa levar em conta o valor subjetivo que a qualidade do papel poderá agregar ao produto final.
A importância do tipo de papel para a criação de um folder
As empresas pretendem transmitir uma mensagem que cause impacto por meio de materiais gráficos, portanto é importante saber escolher o tipo de papel e todo o conjunto da arte gráfica para a boa impressão de um folder. O brilho, o peso e a textura do papel podem ser capazes de transmitir sofisticação e segurança.
Folder em reciclato 240g
Um folder nesse papel demonstra a preocupação ambiental da empresa com o uso consciente dos materiais gráficos, podendo ser personalizado com corte especial, furos e cobertura de laminação fosca. Esses acabamentos fazem toda a diferença ao se criar um folder.
Folder em couchê
O couchê é o papel favorito para a maioria dos materiais impressos. Devido à sua resistência, textura lisa e gramaturas, o papel permite a aplicação de acabamentos e coberturas variadas. A cobertura mais utilizada em folders é a verniz frente e verso, capaz de proporcionar um brilho extra ao papel, e a laminação fosca, que faz justamente o contrário: garante um visual fosco e opaco ao material, passando um aspecto de sofisticação.
Folder em supremo 300g
O papel supremo traz consigo um grande diferencial: sua aparência levemente fosca quando combinada com a rigidez da gramatura 300g faz com que esse papel se torne um material requintado e elegante para folders.
Folder metalizado
As opções de papéis metalizados para folder são: metal premium e supremo metalizado. Geralmente a gramatura é 300g para que a aplicação das máscaras não danifique o papel. Esse efeito metalizado é ideal para a divulgação de produtos e serviços com sofisticação e elegância, garantindo os olhares das pessoas facilmente pelo seu brilho.
Principais tipos de folder para publicidade
Resumindo bastante, o folder é um material impresso que possui uma ou mais dobras. O nome frequentemente é confundido com o folheto, que é, na verdade, um panfleto com uma folha só, que contém todas as informações que a campanha deseja passar. Geralmente o folheto tem um tamanho menor, podendo ser uma A5 ou até A6.
Folder promocional
Possui duração e objetivo bastante específico. Sua função é promover uma campanha, promoção ou ação da empresa. Pode ser usado, por exemplo, em um mês especial de descontos ou até mesmo lançamento.
Quem utiliza esse tipo de impresso precisa de novos impressos todas as vezes que realiza uma nova campanha. Por isso, sua quantidade precisa ser calculada da forma mais exata possível para evitar falta ou exageros.
Folder institucional
Também chamado de folder de auxílio à venda, seu principal objetivo é promover a imagem da empresa e servir de apoio visual durante apresentações e parcerias. Portanto, contém dados mais duradouros e não precisa de atualizações tão frequentes. Negócios B2B, imobiliárias e colégios gostam desse tipo de material em especial, já que ele pode ser “deixado” no cliente ou entregue a clientes-chave para um período de consideração.
Quais negócios podem usar impressos atualmente?
Praticamente todos! Os materiais impressos são tão versáteis que podem ser adaptados para a realidade e necessidade de cada um. De varejos a serviços, qualquer um consegue utilizar-se deles. Mesmo pequenos empreendedores têm adotado a ferramenta para conseguir mais clientes, vendas e visibilidade.
Alguns até combinam essa estratégia com seu marketing digital, aproveitando parte do texto para divulgar suas redes sociais ou fazer conversões no site. Com a popularização do uso do QR Code propagandas criativas dessa maneira estão ficando ainda mais fáceis.
Confira alguns exemplos de negócios que podem e devem aderir ao formato de material impresso:
- Cafeterias, padarias e restaurantes: costumam distribuir seus impressos em locais de passagem de pessoas, divulgando seus benefícios, produtos e endereço rapidamente;
- Cabeleireiros: aproveitam o material para divulgar seus combos, pacotes e serviços mais exclusivos. Permitem que o cliente se informe, mesmo que não queira passar muito tempo no salão e ainda oferecem material informativo sobre cuidados com o cabelo após o procedimento;
- Tatuadores: usam os impressos como portfólio, ajudando o cliente na hora da escolha e evitando pressioná-lo durante o primeiro contato;
- Academias e personal trainers: usam os esses impressos para promover novos programas e modalidades, mostrando benefícios e vantagens de treinar com eles;
- Escolas: aproveitam o material como apoio durante a visita escolar por pais interessados em matrículas. Ao inserir site e redes sociais no impresso elas conseguem continuar o contato após essa primeira visitação de forma não invasiva.
Dicas para criar um folder ou panfleto eficiente
E aí, será que seu negócio deve usar um desses materiais para sua divulgação? Caso a resposta seja sim ainda trouxemos algumas dicas para conseguir os melhores resultados possíveis, confira.
1. Escolha um objetivo para a comunicação
Primeiramente defina se quer imprimir um material institucional ou promocional. Depois pergunte-se: por que você gostaria de produzir isso? Tenha um objetivo específico para que você consiga julgar a qualidade da arte mais tarde.
Alguns negócios, por exemplo, podem escolher divulgar suas promoções do mês. É algo específico e fácil de conferir quando a parte visual estiver pronta. Você também pode escolher mostrar sua visão, missão e valores para possíveis parceiros comerciais ou incluir vantagens que possam atrair o cliente para a loja.
2. Siga a identidade visual da empresa
Na correria do dia a dia é muito fácil cair no erro de encomendar alguns impressos padrões da gráfica ou até mesmo com um layout padrão comprado na internet. Mas esse é um grande erro! Lembre-se que eles também servem como suporte visual para sua empresa.
Ele sempre deve ser produzido levando em consideração sua identidade visual. Seja cuidadoso com cores, fontes e, principalmente, ao adicionar seu logo. O melhor é contratar uma agência de propaganda para elaborar o material da forma mais eficiente para você.
3. Faça um texto sucinto e fácil de compreender
Apesar de possuir quantas dobras você quiser, o material impresso ainda é limitado no quesito texto. Mesmo que ele tivesse o tamanho de um livro de 200 páginas não faz muito sentido para uma estratégia de marketing escrever tanto assim.
Tudo que estiver no seu impresso precisa ser simplesmente de compreender e rápido de depreender. Sempre que possível inclua texto na forma de tópicos ou parágrafos curtos. É a melhor forma de prender a atenção do possível cliente por alguns minutos assim que ele receber seu material.
4. Inclua um CTA e informações de contato
O famoso call to action, sobre o qual falamos tanto no marketing digital, sempre precisa estar presente em materiais impressos. É ele que finaliza seu trabalho e leva o cliente a uma decisão de compra ou pelo menos a uma visita ao seu espaço.
Junto dele você nunca deve esquecer das informações de contato. Além de telefones, inclua site, redes sociais e tudo que ajudar seu consumidor a saber mais sobre você, seus serviços ou produtos.
5. Crie uma estratégia de distribuição do panfleto ou folder
A forma de distribuir seu material é tão importante quanto seu layout ou texto. Defina onde e como distribuir, seja em ações, entregando durante feiras ou em lugares movimentados, ou em visitas comerciais. O que importa é que você leve esse conteúdo tão rico até seu possível público-alvo.
No caso de ações mais parecidas com as “panfletagens” é interessante pensar em parcerias. Tente distribuí-lo em lojas ou espaços em que seu público frequente, ou atém em condomínios, para ser mais assertivo na comunicação e conseguir mais conversões.
E sobre folder digital. Você já ouviu falar?
O folder digital ou virtual foi criado com o objetivo de informar e divulgar produtos de uma determinada empresa ou marca, colaborando em campanhas de marketing. A palavra folder é um termo que surgiu do inglês “fold”, que significa “dobra”. Essa referência remete ao início de sua utilização como um produto dobrável e impresso, estando sempre presente em estabelecimentos e nos mais diversos consultórios.
A principal característica de um folder é que não há um formato padrão para sua elaboração, ou seja, a empresa fica livre para criar seu material de divulgação da forma que for mais condizente com o público-alvo que deseja alcançar.
Em tempos atuais, o folder em formato digital é responsável por desempenhar um papel de grande valia nas estratégias de inbound marketing de um negócio. Além do mais, esse tipo de material é de grande importância na conversão de leads em clientes, assim como de clientes em consumidores “fiéis”, sendo capazes de promover a divulgação “boca a boca” dos produtos ou serviços que são oferecidos.
Portanto, é fundamental que o empreendimento se permita usar e abusar da criatividade, sempre em busca de criar uma conexão ininterrupta com seus consumidores.
Mas afinal, qual é a importância de um folder digital para a sua marca?
A importância de um folder digital para a sua marca é refletida na comunicação simples e direta com seu consumidor, além de ser de fácil distribuição e de expor rapidamente todas as informações que são mais relevantes sobre a empresa ou o produto.
Esse material geralmente é considerado um cartão de visitas, agindo como intermediador entre a empresa e o cliente, tendo consigo a responsabilidade de carregar a identidade visual, os valores e a visão do empreendimento em busca de conquistar o consumidor.
Como criar um folder digital para alcançar seu público-alvo?
É preciso conhecer algumas regras para criar um folder digital para alcançar seu público-alvo, por mais que não tenha um formato padrão a ser seguido. Algumas regras precisam ser seguidas para que o cliente seja capaz de entender mais facilmente o que está sendo vendido antes de entrar em contato com a empresa, o que melhora também a sua relação com o branding content.
Passo a passo para a criação de seu material digital
Alguns pontos precisam ser levados em consideração quando a empresa busca divulgar sua marca contando com a criação desse tipo de peça, portanto, siga esse passo a passo:
- Clareza em relação ao conceito que deseja transmitir
No planejamento de um bom folder digital, toda a equipe criativa e de marketing da empresa precisa focar na mensagem e no objetivo da estratégia para beneficiar a marca.
- Definição de sua persona “ideal”
Em grande parte das vezes, mesmo a persona não sendo ainda seu cliente, já possui as características mais importantes para o sucesso da marca. É preciso que as dores que a persona deseja sanar sejam levadas em consideração, assim como os motivos que a levam a procurar sua empresa para a resolução desses problemas.
- Criação de conteúdo de valor
As informações mais essenciais de seu produto ou serviço precisam ser levadas em consideração e serem expostas no material. Estratégias de copywritings, storytelling ou gatilhos mentais que alcancem diretamente a dor do cliente devem ser levados em consideração, oferecendo caminhos para que seus problemas sejam resolvidos.
- Personalização e design de layout
O design gráfico é fundamental para a criação da logomarca que vai estar presente no material de divulgação. No entanto, o nome da empresa e a identidade visual também precisam ser criadas de modo criativo.
- Informações de contato
Saber onde a empresa está localizada e como entrar em contato para tirar possíveis dúvidas, realizar compras e solicitar orçamentos são informações que contam para a conversão de mais clientes. Aproveite e insira um direcionamento para as redes sociais e site da empresa, com canais de atendimento ao cliente.
- Revisão final
Esse é o momento pré-lançamento. Hora de realizar uma revisão geral em todo o conteúdo para verificar se não há erros. É importante que o folder esteja 100% perfeito para que possa passar a confiança que o cliente precisa naquele momento.
O que deve ser evitado na criação desse tipo de material?
É necessário que alguns pontos sejam analisados e, se necessários, evitados na criação de um material desse tipo para que o sucesso com a peça seja alcançado, sendo eles:
- Diversidade de fontes – é importante usar, no máximo, 3 fontes diferentes em um mesmo material. Uma quantidade maior de fontes distintas acaba dificultando a leitura de seu cliente, colaborando para sua desistência em consumir as informações mais importantes.
- Imagens em baixa resolução – fotos com baixa qualidade podem contribuir também para o afastamento da conversão desse lead, além de que a imagem da empresa pode parecer não tão cuidadosa com suas demandas.
- Evite o uso de textos longos – a estratégia de um folder não é a mesma de um blog post, portanto é preciso que o material seja de consumo mais rápido e de grande impacto. Evite fazer textos com informações demasiadas e que podem ser tratadas em outros conteúdos da empresa.
Principais vantagens do folder digital como estratégia de marketing de conteúdo.
Com novas possibilidades de originalidade e inovação no universo online, aumentaram as vantagens do folder digital como estratégia de marketing de conteúdo. Veja as que se destacam:
- Envio por e-mail: o folder em formato digital pode servir como uma “recompensa” na assinatura de e-mail marketing de sua empresa. O conteúdo mais interativo e dinâmico é capaz de prender a atenção do cliente, motivando a compra daqueles que já conhecem a marca.
- Navegação intuitiva: uma peça com botões clicáveis pode ser elaborada, contendo informações capazes de redirecionar as páginas, aumentando as visitas e também o tráfego orgânico.
- Uso de áudios e vídeos: o folder em formato digital permite que sejam incluídos vídeos e áudios para a substituição de textos, podendo cativar ainda mais o usuário.
E como fica o material impresso?
Você pode estar se perguntando como fica o folder impresso após ler tantas vantagens sobre o folder digital. O material impresso ainda desempenha uma parte muito importante do marketing para a promoção de seu negócio ou serviço, portanto não deve ser deixado para trás.
Para alguns públicos, principalmente para um público mais velho, pouco afeito à tecnologia, um material impresso ainda é fundamental. Uma peça impressa também pode ser mais rápida e prática de ser distribuída, dependendo da situação, como quando se está num estande de vendas, por exemplo.
Quando projetado da maneira adequada para a atração de seu público-alvo, o folder impresso pode ser algo interessante, despertando a curiosidade de um cliente em potencial para pegá-lo. O design, a escolha do papel e o acabamento são capazes de transmitir um toque de profissionalismo e qualidade ao material, causando boa impressão em quem o recebe, contribuindo para uma boa percepção da empresa.
Quando bem elaborado e com conteúdo eficaz, um material impresso torna-se difícil de ser ignorado.