O que é marketing offline e quais as suas diferenças para o marketing digital

mão de mulher sintonizando rádio com anúncios de marketing offline

O marketing offline teve seu investimento diminuído nos últimos anos, especialmente pelas marcas mais recentes, com menos tempo de mercado. Mas não se engane, ainda existem muitas oportunidades nesses canais. 

Considerando a variedade de redes sociais e canais digitais aos quais temos acesso hoje, é até difícil acreditar que há algumas gerações o offline era tudo o que existia. Canais de comunicação, como TV, rádio, outdoors e panfletos foram por muito tempo o que era possível de se utilizar. 

Hoje eles permanecem relevantes, mas devem ser usados com um planejamento adequado e de preferência em conjunto com mídias digitais. O objetivo no offline é atingir o maior número de pessoas possível, aumentando a influência da marca e continua sendo decisivo na construção desta. 

O offline é relevante no mundo do marketing digital 

Geralmente quando falamos de offline a grande pergunta de anunciantes e clientes é: qual devo escolher? Off ou online? Não acreditamos que seja uma questão de “ou”, o universo fora da internet ainda existe e tem forte influência sobre a decisão de compra. Na realidade, muitos utilizam esse tipo de propaganda como complemento para sua estratégia digital. 

Primeiramente, é importante lembrar que a internet é algo razoavelmente recente. Gerações nascidas antes da década de 1990 não são nativas digitais. Ou seja, não cresceram com acesso a essa tecnologia, adquirindo contato e experiência com ela muitas vezes depois de adultas. 

Por isso, mídias offline ainda exercem forte influência sobre o processo de decisão de milhares de brasileiros. Além disso, esses canais também servem como complemento para o trabalho exaustivo de marketing feito no digital. Aumentando a exposição do público a uma marca suas chances de converter ficam maiores ainda. 

Quem deve usar o marketing offline? 

É fato que o offline tende a ser mais caro que anúncios em redes sociais e ferramentas de busca. Por isso, recomendamos que quem deseja adotá-lo como estratégia faça uma boa pesquisa antes de começar a investir e contrate uma agência de publicidade e propaganda para tanto. 

Para grandes marcas o universo off é vital. Ele garante que sua empresa permaneça visível, além de trazer status e reconhecimento. Marcas de carro, por exemplo, usam a televisão, rádios e até jornais para divulgar seus lançamentos. Tudo isso sem abrir mão de outdoors e pontos para panfletagem. 

Isso é importantíssimo para atingir uma variedade ampla de públicos e demografias. Pequenos negócios que estão começando em uma cidade podem adotar uma estratégia parecida, mesmo que em escala menor. Aproveitar pontos conhecidos da cidade para exibir anúncios de seu negócio é vantajoso para gerar interesse e mostrar a públicos locais que você está ali.

homem de paletó vendo anúncio de marketing offline no jornal e de marketing digital no celular

Principais vantagens do marketing offline

Existem diversas vantagens no uso de canais offline para divulgar sua marca, loja, produto ou serviço. Por isso, ele não foi esquecido nas últimas décadas e deve permanecer no mercado ainda por muito tempo. 

Ele é democrático, simples de compreender e bastante acessível. Comunicações desse tipo são tudo que uma marca poderia querer para conseguir ganhar influência entre sua base de consumidores e público-alvo. Confira por que você deveria estar interessado no offline e como ele deve ajudar sua marca. 

1. Construir brand awareness

A consciência de marca é o estágio inicial da jornada de compra do consumidor. Nesse momento ele ainda não percebe claramente seu desejo, mas está começando a pesquisar mais sobre. Estar presente nessa fase significa que a empresa terá mais chances de ser considerada no momento de compra. 

Conteúdos off ainda são muito relevantes na vida de muitas pessoas. Segundo o Ibope, cerca de 97% dos domicílios brasileiros possuem pelo menos 1 aparelho de TV. Essas mídias off também influenciam o digital, levantando tópicos para discussão, buscas e até criando postagens. O mesmo ocorre com rádio, que ainda é bastante popular para muita gente, principalmente ao dirigir, e jornais. 

Alcançar uma quantidade e variedade tão grande de pessoas muitas vezes sequer é possível pela internet. Vale a pena lembrar que em 2020 79,9% da população possuía acesso à internet, contra os 97% que tem acesso à TV. Por isso, trazer o ponto inicial de contato com sua marca para fora do digital ajuda a aumentar sua influência e facilita a jornada online mais tarde. 

2. Alcançar um público amplo e diversificado 

Como mencionamos acima, as mídias offline tem o potencial de atingir qualquer um se bem utilizadas. Elas podem não ser tão direcionadas como o digital, mas isso muitas vezes é uma vantagem, especialmente para marcas que querem fortalecer sua posição no mercado. 

A variedade em faixas etárias chama a atenção em especial. Desde muito novas crianças são expostas às mídias off. Mesmo que não compreendam, elas crescem assistindo televisão, vendo outdoors e até fachadas de lojas. Assim, criam um relacionamento com a marca antes mesmo que elas possam consumir. 

O mesmo ocorre com pessoas mais velhas. A adesão à internet da terceira idade ainda não é tão forte, mesmo que esteja crescendo. Se esse é seu público-alvo, recomendamos procurá-lo fora do digital, onde está mais à vontade e acessível. 

3. Testar novos mercados regionais e locais

Já veiculou uma campanha digital para uma região onde sua empresa ainda não estava estabelecida? Talvez o resultado até tenha sido positivo e você tenha resolvido investir no local. O grande problema, é que o comportamento digital muitas vezes não chega tão perto da realidade de certas regiões. 

Assim, talvez você tenha percebido uma queda na procura ou até mesmo falta de interesse no seu produto ao chegar na localização nova. Marcas têm usado o offline há tempos para determinar o comportamento regional ou local antes de estabelecer-se definitivamente. 

Empresas de alimentícios, por exemplo, podem trabalhar com parcerias para distribuição de amostras, junto de um trabalho de branding em outdoors em pontos estratégicos. Assim, é possível testar se o público possui interesse no produto e preparar terreno para sua chegada. 

4. Trazer públicos offline para mídias de compra online

Está com dificuldade para atingir uma certa faixa etária ou público nas redes sociais? Mude sua abordagem. O offline permite levar pessoas que ainda não tinham contato digital com sua marca para esses canais. Algumas vezes esse público até é seu consumidor em ponto de venda, mas não fazia ideia da existência das redes sociais da empresa. 

Já falamos isso e voltamos a repetir: ainda existe muito espaço para trabalhos offline no mercado do marketing. Contanto que ele seja realizado com planejamento adequado, as chances de sucesso são altas. 

Sua marca já experimentou estratégias off? Inclua uma agência de publicidade e propaganda como a Tango no seu plano de marketing para fazer outdoor, folder, folheto, comerciais de TV e muito mais.

About the Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *