O que é logomarca e qual a importância para a sua estratégia de marketing

designer no notebook construindo uma logomarca para estratégia de marketing de empresa

Pense em um M amarelo. Agora em uma maçã mordida. Em um passarinho azul. Por último, pense em um telefone verde. Provavelmente todas as imagens que vieram à sua mente eram logomarcas e você nem percebeu! 

Ela é um ícone visual que identifica a marca, seus produtos e serviços. Os casos que mencionamos acima são exemplos de grande sucesso em branding, algo que ajudou a fazer com que suas logos se tornassem praticamente universalmente reconhecidas. 

Para chegar neles foi preciso realizar um trabalho extenso de pesquisa e desenvolvimento para chegar em um resultado atraente ao mercado. Ele também precisa ser funcional e representar a visão, missão e valores da empresa. 

Logomarca é o termo correto?

O termo é bastante criticado no mundo do marketing. Ele é formado pela junção de duas palavras, a primeira é logos, de origem grega, que significa conceito. A segunda é marka, de origem germânica, que também significa conceito. 

Portanto, seu significado seria um pouco redundante, algo como: conceito do conceito. Assim, seu substituto mais correto seria somente logo, como muitos utilizam como sinônimo. Mesmo assim, a o termo se popularizou e ainda é usado por milhares de pessoas. 

Não é problema usá-la para falar sobre o ícone que representa uma marca. Pelo contrário, o que importa é que a própria logomarca receba todo o estudo e atenção necessária para conseguir o sucesso. 

Logotipo vs. logomarca

Enquanto a logomarca representa o “símbolo” gráfico da empresa, o logotipo está mais relacionado à tipografia. Em uma embalagem sempre teremos a logomarca mais emblemática da gigante de equipamentos esportivos. Somente em alguns casos ela é usada junto do logotipo onde encontra-se seu nome. 

O logotipo é o texto estilizado geralmente com uma fonte personalizada da empresa. Você já conhece alguns exemplos bastante emblemáticos, como Facebook, Microsoft e Google. Sua empresa também pode utilizar esse tipo de layout para seu logo. 

Ambos os fatores são importantíssimos para construir uma marca forte. Algumas empresas possuem uma logomarca tão chamativa que sequer precisam usar o logotipo, como é o caso da já mencionada Nike.

equipe de designers gráficos reunidos em torno de notebook construindo uma logomarca para estratégia de marketing de empresa

Características de uma boa logomarca

Criar a logo perfeita é um processo longo e muitas vezes complexo. No entanto, podemos garantir que a simplicidade é uma de suas principais características. Mesmo assim, o que o torna bom pode ser subjetivo na maioria das vezes. Confira algumas características que ajudarão na hora de julgar a qualidade dessa importante parte da sua marca: 

  1. Distinção: ele deve ser diferente da concorrência e passar significados únicos para você; 
  2. Relevância: quanto mais relevante o item gráfico for para seu público-alvo, maior será sua conexão com a marca; 
  3. Simplicidade: seu consumidor terá segundos para identificar a logo e decidir se gosta dela e de tudo que representa. Foque na mensagem principal que quer passar; 
  4. Atemporalidade: você precisa enxergar sua marca usando o mesmo logo por anos. Mesmo que exista a possibilidade de redesigns, o ideal é que sua essência permaneça intocada. 

Por que sua estratégia de marketing precisa de uma boa logomarca

Talvez você pense que precisa começar a divulgar sua marca, mas não tem tempo de criar um logo adequado. Tudo bem, isso pode ficar para depois que o dinheiro começar a entrar. Ou será que realmente pode? 

A realidade é que seu marketing dependerá do uso de uma logo excelente para obter resultados. Entenda sua importância nos tópicos abaixo antes de começar a criá-la. 

1. Demonstra sua identidade

A ideia de trabalhar com branding é contar uma história da sua marca de forma simples, rápida e eficiente. Tudo isso para fazer com que pessoas se identifiquem com seus valores e queiram desenvolver um relacionamento com aquilo que está sendo vendido. E sabe o que ajuda a fazer isso na primeira impressão? O logo. 

Essa identidade visual da empresa mostra a identidade em traços simples e que podem ser identificados logo que o cliente entra em contato pela primeira vez. Cores, fontes, formas, tudo demonstra características do negócio.

Pensou que era coincidência o fato do logo do McDonald’s ser amarelo e vermelho? De acordo com a psicologia das cores, esses tons evocam fome. O mesmo ocorre com muitas outras empresas. 

2. Convida novos clientes a conhecerem você

Já ouviu falar que a primeira impressão é a que fica? É exatamente isso que acontece quando alguém vê seu logo. Quando ele é bem planejado e passa características básicas da empresa de forma rápida ele ajuda a gerar interesse. 

Um consumidor de marcas de luxo, por exemplo, espera encontrar sinais de sofisticação e exclusividade em algo que ele planeja consumir. Caso isso não esteja presente na logo do produto, ele será alienado e procurará um concorrente que passe essa impressão.

É claro que você terá novas chances no futuro de convencer clientes, mesmo que seu logo não seja atraente. Mas passar uma primeira impressão forte ajuda muito no processo de venda e abre de imediato uma primeira porta, especialmente se este precisa ocorrer online. 

3. Diferencia sua estratégia de marketing da competição

Existe algo no seu negócio que o torna único. Talvez seja sua gestão sustentável, seus produtos exclusivos ou seu atendimento humanizado ao cliente. De qualquer forma, a logo precisa contar isso para o cliente de uma forma sutil para que ele compreenda desde o início por que você é diferente. 

Talvez pareça que estamos colocando um peso muito grande sobre um símbolo tão simples, mas seu poder é real. Ele consegue mostrar quando uma empresa é simples, divertida e descontraída. Também mostra quando ela é luxuosa e exclusiva ou até mesmo informativa e dedicada ao cliente. 

Comece a observar quais mensagens são passadas pelos logos a sua volta. Eles combinam com o diferencial que a marca quer vender?

4. Padroniza sua propaganda com a logomarca

Em tempos de internet sua comunicação acabará divulgada em uma variedade enorme de canais. Ou seja, algo precisa ajudar seu possível consumidor a entender que é sua empresa se comunicando através de todos eles. É claro que esse é o papel da identidade visual, mas tudo começa pelo logo. 

Um padrão de cores, fontes e linhas ajuda a manter tudo padronizado, fácil de entender e principalmente de reconhecer. Quanto mais clara for sua comunicação visual, mais rápido será para que o consumidor lembre-se de sua logo e eventualmente compre de sua empresa. 

Além disso, uma logo forte estimula a lealdade à marca. Pense na Nike novamente. Quando você está em uma loja de roupas esportivas e vê seu logo icônico já sabe que o produto tem qualidade garantida. 

About the Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *