Facebook ads: como funciona e como sua empresa pode usá-lo

homem e mulher em sofá com logo de facebook e ímã simbolizando facebook ads

Usamos as redes sociais diariamente sem precisar pagar nada. Talvez alguns até se perguntem de onde vem todo o dinheiro que mantém gigantes como o Facebook funcionando e nós conseguimos imaginar a resposta: Facebook Ads. 

Facebook gera quase $60 milhões de dólares anualmente somente com suas ferramentas de anúncios. Existe um motivo para tamanha popularidade: as redes sociais que pertencem ao Face trazem uma visibilidade imensa e as chances de conseguir novos clientes e negócios são altas. 

As ferramentas de anúncios do Facebook permitem que negócios anunciem para públicos variados usando diversos tipos de objetivos. Isso ajuda a “burlar” os limites de alcance e seguidores de cada conta, ajudando a conquistar novos mercados. 

Os tamanhos, tipos e criativos para anúncios variam muito. Isso significa que, quando bem utilizados, as chances de sucesso e retorno financeiro são altas. Quer entender mais sobre os anúncios do Facebook? Continue lendo nosso guia completo. 

Principais vantagens de usar o Facebook Ads

Só no Brasil o Facebook possui: 

  • 130 milhões de contas no Facebook; 
  • 95 milhões de contas no Instagram. 

Se as chances de atingir pelo menos uma pequena parcela deste público, mesmo quando ele não segue seu perfil, não parecem atraentes, existem ainda mais motivos para usar as ferramentas de anúncio. 

Primeiramente, é importante lembrarmos o papel que as redes sociais têm adquirido no dia a dia das pessoas. Usuários interagem com, em média, 800 milhões de postagens por dia. Cada pessoa passa horas conectada em seu dispositivo móvel e está extremamente suscetível a ser atingida por um anúncio bem planejado. 

Também existem diferenciais que tornam os anúncios muito diferentes de mídias tradicionais offline, como o folheto. As redes sociais oferecem dezenas de opções de segmentação para garantir que usuários alcancem seu público-alvo. 

É isso que torna os Facebook Ads os queridinhos das agências de publicidade, garantindo melhor retorno do investimento e resultados. 

Como funcionam os Facebook Ads

O Facebook usa ferramentas de anúncios para atingir usuários considerando: 

  • Localização; 
  • Informações demográficas; 
  • Informações do perfil; 
  • Interações nas redes sociais. 

O próprio anunciante define exatamente quem deseja alcançar com informações detalhadas. Depois, ele passará a fazer parte de um leilão por cliques recebidos no conjunto de anúncios ou milhão de visualizações. 

Eles podem ser usados por praticamente qualquer um, desde quem quer aumentar o alcance e reconhecimento de marca, até quem quer receber ligações telefônicas ou mensagens por Whatsapp. 

Depois de configurados, os anúncios são mostrados para uma parcela do público selecionado pelo anunciante. Isso acontece em várias partes da rede social, como: stories, feed de notícias, entre outros.

homem com megafone simbolizando os anúncios do Facebook ads

Principais tipos de anúncios do Facebook Ads

Para conseguir levar melhores resultados para cada anunciante, o Facebook oferece diversos formatos de anúncios de acordo com o objetivo. Existem, por exemplo, formatos específicos para quem quer conseguir novos seguidores para uma página. O anunciante consegue definir o formato ainda no início do processo de criação do anúncio, na primeira etapa. 

Quem ainda não entende tanto dos detalhes de marketing e publicidade talvez se confunda nesta fase. Afinal, qual é a diferença de escolher cada um dos tipos de ads? Confira abaixo as três categorias de anúncios e como elas podem influenciar nos resultados obtidos. 

Anúncios de reconhecimento 

Os estudiosos do marketing perceberão algo peculiar assim que entrarem na criação de anúncios digitais do Facebook: suas categorias são divididas de acordo com o funil de compras de um produto ou serviço. A etapa de reconhecimento corresponde ao topo do funil, quando a marca precisa ser conhecida para começar a formar um relacionamento com o possível comprador. 

Através deste objetivo o Facebook procura quem tem maiores chances de prestar atenção nos criativos da sua marca dentre pessoas que correspondem ao seu público-alvo. Esse tipo de campanha é muito usada para o processo de branding. 

Também é possível criar anúncios que alcancem o número máximo de pessoas no seu público. Além de ser visto por muita gente, também dá para controlar a frequência (quantidade de vezes) que seu anúncio é visto para deixar uma impressão mais forte. 

Quando o assunto são negócios locais, os anúncios de reconhecimento são excelentes para quem acabou de iniciar suas operações ou passou por uma mudança e quer atingir novos públicos. 

Anúncios de consideração

Chegamos à segunda etapa do ciclo de compras: a consideração. Agora o cliente já sabe o que quer, mas ainda não decidiu de quem comprar ou quem contratar. Por isso, os anúncios precisam ajudar o lead a tomar a decisão de compra. 

Os objetivos possíveis nessa fase são: 

  • Tráfego: leva usuários para um link que o anunciante define ao criar o criativo, pode ser um site, landing page ou até mesmo outra página da rede social; 
  • Envolvimento: gera engajamento com publicações, ajudando a conseguir mais curtidas e comentários de possíveis consumidores; 
  • Instalações do aplicativo: estimula usuários a entrarem na loja de apps de seu dispositivo móvel e instalar o que foi anunciado; 
  • Visualizações do vídeo: ajuda a conseguir mais visualizações, excelente para vídeos promocionais, institucionais, informativos, entre outros; 
  • Geração de cadastros: cria um formulário dentro do próprio app para conseguir contatos de usuários que a marca pode usar para conversão mais tarde. 

Perceba que a intenção é sempre gerar uma ação do usuário. Quanto mais complexa for, maiores as chances de conseguir gerar uma compra em próximos conjuntos de anúncios. 

Anúncios de conversão

Chegou o interesse que mais chama a atenção dos anunciantes: a conversão. Ela é caracterizada por uma compra, cadastro ou ligação para a empresa, muitas vezes realizada por quem já foi impactado por um anúncio com os objetivos anteriores. 

Para conseguir avaliar as conversões é preciso ter um pixel do Facebook instalado na página do destino. Esse pequeno código rastreia o usuário depois que ele clica no botão do anúncio para saber se realmente realizou a ação desejada.

Nessa etapa, o Facebook oferece os objetivos de: 

  • Conversão: é similar ao tráfego e leva usuários para uma página de destino, porém possui um pixel instalado para confirmar a ação da pessoal; 
  • Vendas do catálogo: usa produtos cadastrados no catálogo do Facebook para rastrear vendas através de e-commerce ou catálogo digital; 
  • Visitas ao estabelecimento: leva o usuário ao aplicativo de mapas para gerar uma rota para o usuário. 

É importante saber que conversões que ocorrem offline, como a visita ao local, não são rastreadas pelo Facebook. 

Como começar a usar Facebook Ads?

Antes de ter acesso ao Facebook Ads e todas as suas funções o usuário precisa ter uma conta do Facebook, página comercial e conta comercial no Instagram. Preenche a todos esses pré-requisitos? Então ainda é necessário cadastrar-se no Gerenciador de Negócios, que pode ser acessado através do link: business.facebook.com. 

É lá que o usuário criará todas as suas campanhas, anúncios e gerenciará as configurações da página. Trabalhar através do Gerenciador ao invés de usar o botão de impulsionar que aparece nos aplicativos é uma excelente forma de conseguir melhores retornos.

About the Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *