Em um mundo de redes sociais o e-mail marketing tem perdido cada vez mais visibilidade. Alguns pensam que ele está morto ou em decadência, outros dizem que ninguém abre e-mail mais. Mas será verdade?
Por aqui somos fortes defensores das estratégias de e-mail. Sabemos que se forem bem aplicadas elas possuem potencial enorme. Pelo menos é assim que funciona para quem não trabalha com spam ou marketing invasivo para sua lista de contatos.
Basicamente, essa ferramenta utiliza táticas e ações para fazer com que as mensagens certas cheguem no público certo. O disparo ocorre por ferramentas de automação, como o RD Station.
Quer saber por que ele é tão eficiente? Praticamente todo mundo que usa a internet tem um e-mail. Usado para os mais variados tipos de cadastros, ele é essencial para quem quer navegar e usufruir da web. Por isso, aproveitar o endereço para enviar mensagens que possam gerar uma venda é tão importante para marcas.
Entenda mais sobre as vantagens de usar estratégias de e-mail abaixo.
Benefícios de usar e-mail marketing
Já sabia que esse é o terceiro canal de comunicação mais usado por empresas? Ele só perde para sites e redes sociais, algo que qualquer um que deseje ganhar visibilidade online precisa ter.
Trouxemos os principais motivos para começar a investir em estratégias de e-mail e trazer ainda mais sucesso para sua publicidade. Venha conosco para saber mais!
1. Baixo custo de implementação do e-mail marketing
Antes de veicular uma campanha de marketing tradicional é preciso lidar com vários custos. De impressão e desenvolvimento à distribuição, a soma final pode ser um valor bastante alto para uma simples campanha de panfletagem. O e-mail marketing é um pouco diferente e quem o utiliza vai perceber que consegue economizar bastante.
Os anúncios enviados por e-mail sequer precisam de um orçamento para campanhas pagas, como acontece com as redes sociais. O único valor que você precisa levar em consideração é da ferramenta de disparo, algo que varia de acordo com o número de contatos.
Essas ferramentas possuem um custo mensal para sua operação. No entanto, o investimento certamente valerá a pena quando você começar a experimentar os resultados.
2. Trabalha com um público que já é familiar
Em geral, empresas trabalhando com listas de e-mails de pessoas que já tiveram algum tipo de contato com a marca. Isso pode ser através de formulários no site, cadastros para newsletters, cadastros para compra, entre outros meios.
O que importa é que todas as pessoas com quem você fala através do e-mail possuem algo em comum: conhecem a marca e já possuem algum tipo de interesse nela. Caso contrário não teriam deixado seu endereço de e-mail em troca de alguma informação, download ou até mesmo na tentativa de fazer uma compra.
Quando planejamos o marketing de conteúdo conseguimos convencer os usuários a pedirem para receber malas diretas digitais. Ou é assim para quem une diversas estratégias de marketing digital para conseguir sua lista de leads.
Algumas empresas trabalham com listas e bancos de dados comprados. Não recomendamos esse tipo de ação, já que a compra cria uma lista fria. Ou seja, de pessoas que nunca interagiram com sua marca e que sequer têm interesse nela.
3. Segmentação precisa de público de e-mail marketing
Já realizou uma campanha paga nas redes sociais e desejou poder direcionar ainda mais suas mensagens de acordo com as ações do usuário? O e-mail marketing pode ser ainda mais preciso! Muitas ferramentas conseguem avaliar a etapa do funil de compra, comportamento do consumidor, entre outros.
É possível enviar promoções somente para quem comprou uma categoria do site. Também é possível segmentar pelas ações que o usuário tomou dentro do e-mail, como abertura, cliques, entre outros.
Quanto mais e-mails você disparar, melhor será sua segmentação e mais você entenderá seu lead. Então invista em diversos disparos para conseguir detalhar seus envios e conquistar o cliente no momento certo.
4. Trabalha com fidelização de clientes
Poucos canais de comunicação conseguem seguir o consumidor depois que ele foi convertido. Com estratégias de e-mail é possível criar campanhas voltadas para fidelização, lembrando o cliente de que ele pode comprar novamente.
As maiores lojas de comércio digital já trabalham dessa forma. Fique atento da próxima vez que comprar algo online. Em algumas semanas você certamente receberá um e-mail com as novas ofertas, em geral voltadas para o setor de seu interesse.
Contanto que o negócio use comunicações personalizadas, as chances de conseguir uma conversão dessa forma são altas. Além disso, os e-mails ajudam a empresa a ser lembrada pelo consumidor. Quando ele precisa de novos produtos ou serviços certamente entrará em contato.
5. Gera tráfego para o site
Depois de horas pesquisando e refinando seu artigo ele foi ao ar no blog. É uma verdadeira obra prima, falta pouco para ganhar um prêmio Nobel da literatura, mas horas depois chegou a notícia: ninguém havia lido. Especialmente sites novos que ainda não possuem um SEO forte sofrem com esse problema e pode demorar um pouco para que eles se posicionem.
Felizmente, existe uma forma rápida de disseminar conteúdo, levar tráfego para o site e ainda gerar leads mais satisfeitos: usar e-mail. Fazer um disparo para sua base de contatos com os novos conteúdos da semana gera tráfego e ainda informa.
Dessa maneira você mostra para o lead que não quer só vendas. Está em uma busca constante por gerar valor para seu consumidor.
6. Perfeito para marketing interno da organização
Quem disse que o e-mail marketing só serve para se comunicar com consumidores e possíveis consumidores? Ele também tem se mostrado como uma ferramenta eficiente para o marketing interno de organizações. De avisos a novidades e comunicados, tudo pode ser enviado por e-mail.
Ele também ajuda a manter o contato entre a equipe, mesmo quando parte dela encontra-se em home office ou está trabalhando de forma externa. Equipes de vendas, por exemplo, usam os e-mails com frequência. Então por que a gestão e o marketing não podem aproveitá-lo para gerar networking e integração entre a equipe?
Manter disparos internos de rotina também ajuda a aumentar a produtividade e engajamento dos colaboradores.
Que tal utilizar e-mail marketing em sua próxima campanha? É mais um canal de conversão que você abrirá e certamente gerará bons frutos para sua empresa se for feito de maneira correta.