Algumas pessoas pagariam milhares de reais para conseguir produtos exclusivos. Outras gastam horas de seus dias acompanhando empresas pelas quais são simplesmente apaixonadas. Será que esse fenômeno é uma coincidência? Na realidade, ele é fruto de algo que empresas de marketing digital chamam de branding ou gestão de marca.
Essa capacidade de conectar-se com o público e gerar lealdade à marca é uma forma extremamente eficiente de conseguir resultados e conquistar destaque. Quer entender como o isso funciona e sua importância para a empresa? Continue lendo.
O que é uma marca?
De acordo com a American Marketing Association, uma marca é o conjunto de nome, termos e imagens que representam um produto e o diferenciam dos restantes no mercado. Mas é importante saber que a marca não é algo puramente físico.
Se esse fosse o caso a Coca-Cola seria somente uma vendedora de refrigerantes qualquer como todas as outras do mercado. No entanto, sua marca está baseada em emoções, impressões e memórias de seus consumidores que a fazem única e a tornam líder do setor.
Podemos considerar uma marca como a combinação de impressões físicas e emocionais que o consumidor possui ao ser exposto a símbolos ou nomes. É isso que torna algumas marcas mais fortes ou mais fracas dentro do mercado.
Marca vs. branding
Será que podemos considerar marca e branding como a mesma coisa? Apesar de estarem intimamente relacionados, os termos têm significados bastante diferentes. O segundo é o processo de dar significados a produtos, formas e nomes relacionados a uma marca.
Imagine a gestão da marca como uma estratégia, ou até conjunto de estratégias, para gerar o reconhecimento emocional gerado por uma marca. O objetivo desse processo é criar motivos que vão muito além do preço para a escolha de um produto ou serviço.
Temos em uma famosa empresa de bebidas o exemplo de perfeito de gestão de marca. A cerveja Heineken trabalha seu relacionamento ao entretenimento para gerar a imagem de uma marca jovem e moderna, apesar de estar se aproximando de seu aniversário de 150 anos.
Como patrocinadora oficial da UEFA, a Heineken garante a conexão com o lifestyle de amantes de esportes em todo o mundo. Além disso, sua comunicação complementa essa imagem, sempre dando prioridade a anúncios descontraídos e criativos para gerar interação com o público.
O branding de uma marca é um conjunto de:
- Ações offline para ativação de marca;
- Marketing online através de site e redes sociais;
- Marketing com parceiros de diversos nichos;
- Patrocínio de eventos relacionados ao estilo de vida de seu público-alvo.
Criar uma marca tão atraente quanto a Heineken é possível através de bons esforços de construção de marca. Entenda mais sobre isso nos tópicos a seguir.
Quem é afetado pelo branding?
Ao trabalhar com uma gestão de marca eficiente, diversos setores da empresa e do mercado externo serão afetados. Os consumidores, por exemplo, têm seu caminho de compra encurtado por construírem um relacionamento emocional com a marca. Isso cria um tipo de atalho na hora da compra, diminuindo muito o tempo de comparação com outras empresas.
Marcas com um ótimo branding também alteram sua reputação no mercado. Algumas empresas conseguem, inclusive, diminuir o turnover de sua equipe. Pesquise por “melhores lugares para trabalhar” e encontrará exemplos, como Magazine Luíza e Kimberly-Clark, empresas que investem fortemente nesse setor.
Até mesmo distribuidores e parceiros comerciais serão afetados. Pegue como exemplo a Unilever, cujo gerenciamento de marca tem focado em sustentabilidade, inclusão e diversidade. Seus parceiros podem utilizá-la para fortalecer a própria imagem de marca e conquistar outros clientes com valores similares.
Por que o branding é tão importante?
A longo prazo ele é simplesmente vital. Esse fator muda a percepção de todos os envolvidos com um negócio, seja para o bem ou para o mal, caso seja trabalho pobremente. Utilizar o branding significa tomar controle sobre a reputação de seu negócio e começar a usá-la a seu favor.
Confira abaixo alguns dos principais motivos para investir numa gestão de marca eficiente.
1. Uma boa gestão de marca aumenta o valor do negócio
Algumas pessoas falam constantemente em aumentar o valor agregado de seu produto para conseguir melhor ticket médio e lucratividade para seu produto. Pensou que para isso era necessário investir em muita tecnologia, novos processos e qualidade? Com certeza, mas mesmo tudo isso pode não convencer o público a comprar algo mais “caro”.
Uma marca poderosa é capaz de convencer consumidores e gastarem mais com você. O Starbucks é um exemplo de sucesso nisso. Seus cafés podem custar quase o dobro do que custariam em uma padaria convencional. Mesmo assim, suas lojas possuem consumidores cativos que as visitam semanalmente ou até diariamente.
Talvez os grãos de café e sua forma de fazer realmente sejam diferentes. Mas o consumidor só percebe isso porque já desenvolveu confiança e um relacionamento com a marca. Ou seja, combinando o esforço em criar um produto cada vez melhor com branding é possível aumentar a lucratividade.
2. Uma boa gestão de marca gera novos consumidores
Antigamente era muito comum que certos negócios só conseguissem se estabelecer em algumas cidades depois de anos atuando. Enquanto os moradores do município não estivessem acostumados e confiassem na empresa, não a indicariam para familiares e amigos.
A marca consegue um efeito muito similar, mas de forma rápida e intuitiva. Ela conquista novos consumidores ao estabelecer uma imagem que gera confiança e trabalhar sua reputação. Isso pode ocorrer tanto no marketing online quanto no offline.
Conforme a construção de marca faz efeito, a marca consegue atrair novos consumidores de maneira espontânea. Sua identidade visual e comunicação ajudam seu público-alvo a conectar-se com o negócio e convencer-se de que deveria comprar dele.
3. Melhora da satisfação do cliente
Pergunte para um usuário de produtos Apple se ele tem alguma reclamação. Além das críticas serem escassas, ele certamente encherá a marca e seus produtos de elogio e tentará convencer o interlocutor a comprar um item também. Ele é um verdadeiro defensor da marca, e a Apple tem muitos desses por aí.
Isso também é resultado do processo de branding. Quando você conquista o “coração” do consumidor através da marca as chances do cliente ter uma experiência de compra excelente aumentam.
4. Geração de confiança dentro do mercado
Sua empresa terá uma reputação no mercado, quer você queira, quer não. Quem consegue sucesso é quem consegue geri-la a seu favor. Podemos resumir reputação como a confiança que seu negócio consegue do público em geral e de membros importantes do mercado, como distribuidores e parceiros comerciais.
A gestão de marca ajuda a encontrar a melhor forma de conquistar essa confiança. A marca baseia-se em promessas de atender as necessidades do consumidor. Quando elas são cumpridas sua reputação melhora e, aos poucos, torna-se referência dentro do mercado.