Com certeza você já ouviu falar em marketing e vendas, certo? Os dois são termos bem conhecidos pelas empresas, porém nem sempre se sabe como diferenciá-los.
Ambos são fundamentais para garantir bons resultados nas empresas, e as atividades das duas áreas são bem relacionadas, por isso muitas vezes as funções dos dois setores acabam sendo confundidas.
Porém, há diferenças entre os dois conceitos, embora caminhem lado a lado. Entender quais são as diferenças entre eles é de grande importância para garantir o sucesso de uma empresa.
Qual a diferença entre marketing e vendas?
Uma área é responsável pela atração e manutenção de clientes, enquanto a outra tem foco em fechamentos de negócios. O alinhamento entre os dois setores é importante para que a empresa consiga potencializar suas oportunidades de vendas.
Para entender melhor quais as diferenças entre os dois setores, trouxemos seus conceitos:
Marketing
O marketing pode ser descrito como tudo aquilo que a empresa faz para atender as necessidades e os desejos dos clientes, focando suas atividades em etapas que antecedem a venda.
A função do marketing se baseia em estudar o mercado e, dispondo de informações levantadas, são criadas ações que visam atrair, conquistar e reter clientes por meio de publicidade, propaganda, marketing digital, marketing de relacionamento, entre tantas outras estratégias.
O marketing será responsável por dar início e manter o relacionamento com as pessoas que podem futuramente se tornar clientes da empresa. Porém o marketing não está interessado somente em conversões imediatas. Ele busca construir uma base sólida para que as pessoas tenham uma percepção positiva da empresa e divulguem sua mensagem.
As vendas que possam ser realizadas são apenas consequências desse relacionamento.
Portanto, o marketing pensa no futuro da empresa, fica por conta deste planejar e construir o caminho que leva até as metas e objetivos traçados.
Vendas
Os vendedores da empresa são responsáveis por manter um relacionamento próximo com clientes e leads, pois a partir desse contato se torna possível entender quais são os verdadeiros desejos e as necessidades dos seus consumidores, colaborando na abordagem de venda e no aumento de chances de fechar negócios.
A área de vendas precisa sempre estar focada no presente. Por mais que existam negociações que levem meses para serem concretizadas, a venda precisa estar focada no hoje.
Mas por qual motivo as áreas de marketing e vendas são unidas?
Por mais que os dois departamentos não tenham as mesmas responsabilidades, as equipes de ambas as áreas são unidas por um mesmo propósito, que é lidar com os desejos e as necessidades dos clientes. As empresas e seus gestores precisam estar cientes que mesmo sendo distintas, as duas áreas são essenciais para que o negócio cresça e obtenha sucesso.
Estratégias eficientes de marketing sem uma equipe de vendas não resultam em fechamento de negócios, da mesma forma que sem ações de marketing o processo de atrair leads para serem abordados pela equipe de vendas é mais lento e difícil.
Quais são os resultados da parceria entre marketing e vendas para o negócio?
O importante é que até aqui você tenha compreendido que as duas áreas são interdependentes, ou seja, não se faz marketing sem vendas ou vendas sem marketing.
Para que sejam alcançados bons resultados, crescimento e sucesso em seu negócio é preciso que as duas áreas trabalhem em harmonia, combinando seus esforços e tendo seus objetivos alinhados.
Aceleração de resultados
Quando marketing e vendas trabalham em união, tornam-se poderosos aceleradores de resultados. Isso ocorre devido a função do marketing, que é justamente o aumento de vendas. Promover um produto ou serviço mesmo que de forma indireta garante o aumento do reconhecimento de sua marca.
Todo o processo começa com o setor de marketing na execução de ações pensadas a partir de todas as informações repassadas pelo setor de vendas.
Quando o perfil de cliente ideal (ICP) é identificado, as personas se tornam mais assertivas, com isso as estratégias ficam mais voltadas para o perfil de lead que deseja atingir.
Com isso, o processo de decisão se torna mais simples e direto, além de que os vendedores podem aproveitar o conteúdo produzido pelo marketing com o intuito de acelerar a negociação, tornando possível sanar dúvidas que possam surgir, demonstrando eficiência no trabalho.
Marketing focado em gerar leads
A geração de leads é uma maneira de alinhar as duas áreas, potencializando os resultados.
A área de marketing precisa gerar oportunidades de qualidade e em alto volume para que as taxas de conversão cresçam e um dos pilares a ser observado para que isso seja alcançado é aproveitar as informações adquiridas no processo comercial para o alinhamento de suas personas.
Esse processo é feito durante a aplicação do filtro de pré-vendas, etapa destinada à segmentação das oportunidades, onde são realizadas perguntas com o propósito de identificar e avaliar o grau de maturidade de cada lead.
As mais famosas estratégias de geração de leads são:
Geração de conteúdo
É preciso gerar conteúdos de qualidade e otimizados para SEO, pois quando seus leads mostram estar em dúvida sobre a compra é provável que façam uma busca antes na internet. Dessa forma, os novos clientes encontrarão o seu material e poderão ver a sua empresa como uma autoridade no mercado.
Anúncios publicitários
Com toda certeza os anúncios publicitários mais antigos também funcionam. Suas personas com certeza ainda consomem conteúdo por meios tradicionais, como televisão, rádio, jornais, outdoor, entre outras tantas opções. Vale lembrar que os anúncios nos meios digitais também podem ser impulsionados, principalmente em redes sociais mais usadas.
Marcar presença em eventos
Eventos desse setor são excelentes para as áreas de marketing e vendas. Mesmo em eventos online é possível a prospecção de novos leads.
O mais importante é criar estratégias que chamem atenção e estar sempre pronto para prestar um bom atendimento.
Prospecção ativa
Outra estratégia positiva para o alinhamento entre os dois setores é a prospecção ativa. Nela, seus pré-vendedores fazem contato direto com os leads cadastrados em sua base, apresentando a empresa por meio de uma abordagem consultiva.
O objetivo dessa estratégia é se mostrar disponível para o cliente, de forma que ele o consulte para esclarecimento de dúvidas, criando uma experiência de atendimento humanizado. Para identificar se esse possível cliente se encaixa no ICP, durante todo o processo são feitas perguntas que ajudam a identificar o seu perfil, sendo selecionados os leads que avançam para a área de vendas. Os demais leads precisam ser melhor trabalhados e esquentados até chegar o momento da compra.
Portanto, não é necessário continuar a dividir esses setores como sendo mais ou menos importantes para o sucesso da empresa, pois juntos o time tem muito a ganhar.