
Praticamente toda a população em áreas urbanas é exposta ao outdoor várias vezes por dia. Essas grandes telas de anúncios estão por toda parte, seja em prédios, avenidas ou estradas. Em geral, eles tentam levar uma mensagem simples, mas marcante, para o público.
Alguns consideram que com o surgimento do marketing digital essa forma de propaganda cairia em desuso. Mas quem trabalha com publicidade e propaganda sabe que não existe como viver sem essa mídia por enquanto.
Existem diversos motivos para incluir esse meio de comunicação em seu mix de marketing. Além de ser amplamente visível e alcançar grandes públicos, ele não é tão caro quanto alguns imaginam.
Quer entender mais sobre o outdoor e por que adotá-lo? Saiba mais abaixo.
Usar outdoor é caro?
Adoraríamos dizer que basta investir um valor X fechado que você terá sua propaganda veiculando em outdoors por três meses. Mas o custo para anunciar é variável e depende de uma série de fatores.
De acordo com a região e tempo de permanência do anúncio o valor pode ser mais alto ou mais baixo. Colocar sua marca no centro de uma grande cidade em um ponto estratégico e concorrido, por exemplo, talvez tenha um valor mais alto. Já anunciar em uma estrada menos movimentada é mais econômico (mas não menos estratégico, tudo depende do seu objetivo!).
Alguns modelos de outdoors, como as placas em que a arte é impressa em lona e não em papel ou que precisam de estrutura adicional para instalação, como outdoors com aplique ou com luzes de frente, os front lights, também possuem um custo mais alto. No entanto, eles possuem alto impacto e ajudam a divulgar ainda mais sua marca.
Nossa única conclusão é: o investimento vale a pena. Cabe à empresa e agência de marketing definir se é estratégico ou não para alcançar os resultados desejados.
Por que usar propaganda em outdoor?
Ele pode ser lindo e deixar sua marca bem no centro da cidade, mas existem muitos outros motivos para adotá-lo em sua divulgação. Quer entender melhor? Separamos seis vantagens de trabalhar com essa mídia offline que muita gente ignora.
1. Amplo e acessível para diversos segmentos da sociedade
Apesar do acesso à internet estar crescendo cada vez mais, a rede ainda não é 100% disponível para todos. De acordo com o levantamento do IBGE, uma em cada quatro pessoas não têm esse acesso. São cerca de 46 milhões de pessoas que não chegam a ser atingidos por seus anúncios digitais, ou seja, acabarão não consumindo seu serviço mesmo que precisem dele.
E mesmo quem tem acesso à internet nem sempre sabe usá-la ou interagir com as redes sociais como imaginamos. Dados do Indicador de Analfabetismo Funcional mostram que 29% dos jovens e adultos podem ser considerados analfabetos funcionais. Apesar de saber ler e escrever, eles possuem dificuldades de compreensão e dificilmente conseguem usar a internet em todo seu potencial.
Sem contar as pessoas mais velhas que ainda não confiam completamente na tecnologia. Elas escolhem não comprar online e ainda preferem o contato físico com a loja e até mesmo com propagandas.
Isso tudo torna essa mídia é extremamente acessível, especialmente se for bem planejada. Ela é visual, geralmente de fácil compreensão e atinge todos que passam pelo ponto.

2. Mídia full time com exposição 24h
Anúncios digitais só estão em exposição quando seu público está online. Se seu consumidor ideal só entra na internet uma vez por dia das 6h às 7h, é nesse momento que será visto, mesmo que você pague para que ele veicule por 24h/dia.
O mundo dos outdoors é um pouco diferente por tratar-se de uma mídia offline. Ele está lá desde o momento quando é instalado até o fim do contrato. 24h por dia, sem qualquer tipo de interrupção. Isso quer dizer que qualquer pessoa que passar na rua a todas as horas do dia será atingida.
Portanto, essa forma de anunciar garante boa visibilidade para a empresa que investe nela. É excelente para quem ainda está tentando posicionar uma marca em um mercado local ou que quer fortalecer-se.
3. Flexibilidade de veiculação
Pensou que o outdoor era só uma grande placa que todos que passam veem? Não, ele pode ser veiculado em diversos formatos e atingir públicos bastante diferentes. Tudo tem a ver com sua localização e a escolha da equipe criativa.
Alguns espaços da cidade atingem públicos bastante diferenciados, seja em faixa de renda, gostos e interesses. Quando a divulgação é colocada no mesmo quarteirão de uma escola, por exemplo, as chances de atingir adolescentes e famílias crescem muito.
Já escolher um local em ruas cheias de bares e clubes é excelente para quem quer encontrar público adulto, solteiro e com independência financeira.
Além disso, é possível ousar com formatos diferentes, como o outdoor duplo ou com aplique. Isso torna sua divulgação mais chamativa e visível, algo usado por muitas marcas para destacar-se de outros milhares de anúncios feitos na cidade.
4. Criatividade para trabalhar com identidade visual
Seu possível consumidor terá, na pior das hipóteses, alguns segundos para ver e entender o que foi divulgado na arte. Isso significa que textos extensos simplesmente não funcionam para quem trabalha com esse tipo de placa. No entanto, ela dá um espaço amplo para trabalhar com a identidade visual da marca de forma criativa e cativante a ponto de marcar o anúncio na memória.
Muitos optam por criar artes que interagem com o ambiente, tornando o anúncio ainda mais chamativo. É claro que isso exige uma boa dose de criatividade e uma excelente equipe de criação. Mídias offline precisam ser extremamente chamativas, caso contrário o público não terá motivo para levantar os olhos e parar alguns segundos para ver.
Aproveite a propaganda nesse formato para contar uma história curta. Pense nas vantagens que seu produto ou serviço pode levar para a vida do consumidor e transforme isso em uma mensagem visual.
5. Mais simplicidade no acesso à informação
Mesmo tendo que ter uma estratégia por trás, anunciar em outdoor é algo bastante simples. Basta mostrar uma mensagem para seu público e esperar que ele reaja. E isso é maravilhoso! Em um mundo cada vez mais digital consumidores recebem ads cada vez mais invasivos que pedem que cliquem, visitem páginas, interajam com posts e até deixem seus dados.
Um anúncio que abusa da simplicidade pode ser o que uma marca precisa para ser lembrada. Levar uma mensagem sucinta, rápida, interessante e valiosa para o possível consumidor ajudará a gerar mais vendas e autoridade para sua empresa.
E como usar o outdoor? Quais as regras básicas?
Veja, criar um outdoor é completamente diferente de criar um anúncio. Apesar do tamanho ser absurdamente maior do que o de qualquer anúncio, nele cabe muito menos informação.
Ué? Mas com todo aquele espaço por que não cabe mais coisa lá dentro? É simples: ele é considerado uma mídia rápida, de ágil visualização. É um erro pensar que essas placas foram feitas para os transeuntes. Eles foram feitos principalmente para quem está dentro de carros, ônibus ou até andando de bicicleta. Quem está nesses veículos tem pouco tempo para olhar para as placas, pois geralmente está em movimento e precisa olhar para o que está acontecendo na via para a sua segurança e de ele quem possa estar conduzindo.
Por isso, não faça títulos enormes ou coloque imagens muito detalhadas. Simplesmente não dá tempo de ver. A informação pelo receptor da mensagem fica incompleta e isso destrói a eficácia da sua propaganda. Use textos com até 8 palavras, sem contato os conectivos, e imagens simples, de preferência em close.
Qual o número mínimo de outdoors que eu devo fazer?
Depende. O certo é que dificilmente contratar uma só placa vai lhe trazer sucesso na campanha.
Se sua estratégia for atingir apenas as redondezas de um bairro pequeno, talvez 5 a 8 placas resolvam o seu problema. Mas se você precisa atingir uma cidade com, digamos, 2 milhões de habitantes, precisa pelo menos fazer de 25 a 30 placas bem distribuídas em vários bairros. Senão a exposição dessa mídia fica muito escassa e acaba não cobrindo os principais pontos de circulação na cidade.