Como uma boa gestão de redes sociais pode levar mais clientes para o seu negócio

homem no notebook segurando celular fazendo gestão de redes sociais

Alguns negócios têm mais de 10 mil seguidores no Instagram e nunca conseguiram uma venda sequer pela rede. Outros não passam dos 500, mas conseguem usar a rede como uma de suas importantes fontes de renda. O segredo não está em número de seguidores, curtidas ou até mesmo engajamento, está em ter uma gestão de redes sociais eficiente.

Quer entender o que isso significa? Continue lendo para aprender tudo sobre o gerenciamento de redes sociais e como ela pode ajudar sua empresa. 

O que é gestão de redes sociais? 

Quem tem um Instagram ou Facebook próprio geralmente imagina que já faz bem a sua própria gestão de redes sociais. Talvez até estejam parcialmente corretos, mas o verdadeiro gerenciamento é mais complexo e, quando bem realizado, consegue até trazer novos consumidores e clientes. 

Essa é uma parte importante da estratégia de marketing de qualquer negócio e pode estar ligada a anúncios digitais, marketing de conteúdo e até web SEO. Podemos considerar que as redes sociais determinam como a marca deve se posicionar online e qual será o impacto disso em suas outras formas de divulgação. 

As redes sociais são usadas para construir consciência de marca, aumentar seu alcance e, dependendo da estratégia adotada, gerar leads e vendas. Quer entender como essas mídias podem ajudar a conquistar novos clientes para seu negócio? Continue lendo para entender tudo sobre gerenciamento de redes sociais. 

Tarefas envolvidas na gestão de redes sociais

O profissional que trabalha com gestão de redes sociais, popularmente conhecido como social media, não é somente um publicador de posts. Sim, isso é parte de suas tarefas, mas seu trabalho é bem mais complexo. 

Ele deve estar presente em todas as etapas, desde o planejamento até o acompanhamento da postagem ao longo do tempo. Algumas empresas possuem um gerenciamento de redes sociais tão complexo que precisam de equipes inteiras ou até mesmo de uma agência de marketing. Simplificamos as tarefas de gerenciamento para que você entenda exatamente o que fazem esses profissionais ou equipes:

mulher sentada fazendo gestão de redes sociais pelo celular

1. Criação de posts para marketing de conteúdo 

Quando nos colocamos no lugar de um usuário comum de redes sociais percebemos que ninguém gosta de perfis que são completamente profissionais. As pessoas não seguem uma conta para ver propagandas de seus produtos todos os dias. Pelo contrário, quando isso acontece existem altas chances de perder seguidores. 

Por isso, a criação de posts de acordo com um planejamento de conteúdo é parte importante do gerenciamento. O gestor deve criar um calendário que leva em conta as personas, público-alvo e ciclo de compra para que o perfil torne-se interessante e atraente. 

Muitas vezes, a equipe de criação de conteúdo precisa de pelo menos dois profissionais: o responsável pelo planejamento e outro responsável pelo design. O objetivo é criar posts que possuam conteúdo de qualidade com visual atraente para seus seguidores. 

2. Gerar branding com gestão de redes sociais 

Cada ação nas redes sociais gera uma impressão do consumidor que afetará todo o seu ciclo de compra. Manter essa impressão inicial consistente em todas as redes e canais de comunicação é papel do branding e também uma parte importante do gerenciamento de redes sociais. 

Isso significa que cada conteúdo, anúncio ou até resposta no direct deve contribuir à visão geral que a empresa deseja passar. O branding consiste na gestão da marca em si, no caso especificamente aplicado a esse tipo de mídia. 

As práticas de branding devem ser adaptadas para que a empresa consiga identificar as necessidades de seus consumidores nas redes sociais e atendê-las. Além disso, é preciso aplicar a marca de forma consistente ao longo das mais variadas redes, como Instagram, Facebook e Tiktok, para garantir o bom relacionamento com o público. 

3. Gerenciamento de comunidades virtuais

As redes são povoadas por uma variedade imensa de seguidores e possíveis consumidores. Ao criar uma publicação ou até mesmo só um story, você nunca está falando sozinho, mas com sua comunidade. Criá-la e gerenciá-la ajuda a manter a rede ativa, movimentada e com bom alcance, gerando vendas e novos contatos. 

No entanto, para conseguir isso é importante que sua marca transforme essa comunidade em um canal de comunicação efetivo. Muitos erram ao publicar nas redes e depois ignorar seus possíveis clientes. Afinal de contas, as pessoas sabem onde encontrar o telefone e o e-mail de contato, por que precisam de respostas nos comentários do Instagram? 

É aí que mora o risco: deixar de estimular a interação na sua comunidade virtual faz com que a rede perca relevância. Você deixa de conversar com o possível cliente em seu canal de preferência e arrisca até perder uma venda. 

4. Análise de KPIs e resultados

Ao mesmo tempo que o gerenciamento de redes sociais precisa importar-se com tarefas cotidianas de criação e postagem de conteúdo, ele também deve avaliar seus resultados. Sendo uma das tarefas mais complexas e menos compreendidas, é essa fase do trabalho que impede muitas empresas de realmente conseguirem resultados com suas redes. 

Os KPIs, ou indicadores-chave de desempenho, são métricas que precisam ser acompanhadas rotineiramente. Elas indicam o alcance do perfil, ações de usuários na conta, engajamento, entre outros. 

É importante avaliá-los e sempre compará-los ao público para saber que tipo de pessoa têm sido atingida e como isso pode ajudar a empresa. 

Em quais mídias sociais você deve estar presente?

Existem mais de 20 redes sociais ativas em todo o mundo. Quem pensa que precisa estar em cada uma delas para ser relevante pode se preparar para um universo de formatos, linguagens e formas de se comunicar diferentes que são o suficiente para deixar qualquer um maluco. Mas temos uma boa notícia para você: seu negócio não precisa de 20 redes diferentes para vender. Basta saber escolher. 

O ideal é encontrar as redes sociais frequentadas por seu público-alvo e manter-se presente nelas. Em geral, o mais comum é usar algumas das top 5 redes no Brasil, que são: 

  1. Facebook, com 130 milhões de contas brasileiras; 
  2. Whatsapp, com 120 milhões de contas brasileiras; 
  3. Youtube, com 105 milhões de brasileiros; 
  4. Instagram, com 95 milhões de contas brasileiras; 
  5. LinkedIn, com 45 milhões de usuários brasileiros. 

É claro que a escolha de canal depende bastante das necessidades da sua empresa. Negócios locais, por exemplo, frequentemente escolhem adotar o trio Facebook, Instagram e Whatsapp como sua base de operações. Já empresas B2B precisam muito mais do LinkedIn que outros segmentos. 

Quem trabalha com público mais jovem e conectado pode precisar de outras redes que ainda não entraram entre as “Top Five” por serem novas, como o Tiktok e o Clubhouse. 

Antes de tomar qualquer decisão avalie seu público e estude seu comportamento para fazer uma boa gestão de redes sociais. 

About the Author:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *